TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho UNIP

Trabalho Escolar: Trabalho UNIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 8

Os atores do Processo Decisório

As decisões são, excepcionalmente, tomadas por um indivíduo isolado, seja este governador, ministro, presidente de uma grande organização ou reitor de uma universidade, diretor técnico, financeiro, comercial, entre outros, cujos resultados são conseqüências da interação entre as preferências dos envolvidos no processo. A decisão final pode caber, ainda, a várias entidades e não apenas a um simples indivíduo.

Tais entidades podem, por um lado, representar corpos constituídos– assembléia eleita ou nomeada, conselhos de ministros, comitês de direção, júri, etc. – e, por outro, uma coletividade com contornos mal definidos - como é o caso dos grupos de interesse, associações de defesa, opinião pública e grupos comunitários.

Estes atores (indivíduos, corpos constituídos e coletividades) são chamados intervenientes, na medida em que, através de suas ações, condicionam a decisão em função do sistema de valores dos quais são portadores. Ao lado deles estão todos aqueles (administradores, contribuintes e consumidores, entre outros) que, de maneira normalmente passiva, sofrem as conseqüências da decisão.

Para a definição do termo decisor, alguns autores inspiram-se no sentido etimológico da palavra. Por exemplo: o decisor é aquele, dentre os atores, que está munido de poder institucional para ratificar uma decisão (MINTZBERG, 2000, GOMES, 2002 e MONTANA, 1999).

Ou ainda, segundo Koontz, O’Donnell e Weihrich (1986), por definição, o tomador de decisão é a pessoa que leva a culpa se a decisão conduzir para um resultado não desejado ou angustiante.

No entanto, em algumas situações complexas, e em particular nas de interesse público, não existem decisores óbvios nem tampouco processos de decisão técnicos e transparentes, mas decisões políticas e/ou sociais que alteram a racionalidade do processo decisório.

Os atores influenciam o processo decisório de acordo com o sistema de valores que representam, bem como através das relações que estabelecem entre si, as quais podem acontecer ou sob a forma de

alianças, quando seus objetivos, interesses e aspirações são complementares ou idênticos, ou sob a forma de conflitos, quando os valores de uns se opõem aos valores defendidos por outros.

Essas relações possuem caráter dinâmico e instável e podem modificar-se durante o processo de decisão, devido:

• ao enriquecimento do sistema de informações;

• ao processo de aprendizagem a que se submetem os gestores

• durante o processo de estruturação do problema;

• às influências dos valores e das estratégias de outros decisores; e

• à intervenção de um facilitador.

Por outro lado, alguns administradores não têm a habilidade suficiente para incorporar esses elementos e fazê-los valer perante os demais intervenientes.

MODELOS DE PROCESSOS DECISÓRIOS

Os estudiosos da Teoria Administrativa, ao descrever em modelos os procedimentos característicos da tomada de decisão, chegaram à formulação de vários esquemas Interpretativos do Processo Decisório. Tais modelos podem ser sintetizados como:

Modelo Clássico ou Burocrático: os procedimentos lógico-formais do Processo Decisório são enfatizados, corroborando que quem toma as decisões examina primeiro os fins e só depois estuda os meios para alcançá-los, subordinando a

eficácia da decisão à escolha da melhor decisão;

Modelo Comportamentalista: o comportamento dos indivíduos

na organização é muito acentuado e abrangente; em conseqüência, os gestores procuram prevê-lo para evitar situações desagradáveis no contexto das decisões. Afinal, a Teoria

Comportamental concebe a organização como um sistema de decisões;

Modelo Normativo: o que deve ser feito é a preocupação central. É o modelo dos grupos técnico-profissionais; e

Modelo Racional: o Processo Decisório tem como intuito maximizar os objetivos da alta administração e de seus acionistas.

Além dos modelos apresentados, que na realidade resumem ideias e concepções de diferentes autores, outros estudiosos também sugerem modelos específicos de Processo Decisório. Vahl (1991), por exemplo, ao analisar as universidades, sugere que estas organizações têm um sistema de decisões onde os elementos participam optando e decidindo sobre alternativas mais ou menos racionais, uma vez que a administração de uma universidade envolve decisões sobre seus objetivos básicos e sua missão. Para ele, o Processo Decisório em universidades deve ser analisado sob a ótica dos modelos burocrático, comportamentalista ou colegiado e normativo de tomada de decisão.

Existe freqüentemente uma relação entre os vários modelos e o contexto – estrutura, cultura e ambiente organizacional – em que a decisão é tomada. Os principais fatores contextuais são:

ambiente – apresenta complexidade, é dinâmico e hostil;

organização – distribuição de poder (nível e posição), tipo de organização (autocracia, burocracia e adocracia) e tipo de cultura (de poder, de papéis, de pessoas e de tarefas);

característica do decisor – proativo, intuitivo, reativo, analítico, autônomo, inovador e disposto a correr riscos; e

tipos de assunto – complexos, urgentes, simples, abrangentes e dinâmicos.

TIPOS, ESTILOS E NÍVEIS DE TOMADA DE DECISÃO

Existe um consenso crescente de que a tomada de decisão deve levar em consideração a natureza incerta dos negócios, uma vez que as empresas contemporâneas estão se tornando mais complexas.

No entanto, a abordagem mais simplista para a solução de problemas,o pensamento linear, supõe que cada problema tem uma solução única, uma solução que afetará penas a área do problema e não o restante da organização e que, uma vez implementada, permanecerá válida e deverá ser avaliada apenas em termos de quão bem resolve o problema. Os problemas são visto como discretos, singulares e únicos.

Apesar dos gestores serem fascinados pela simplicidade das soluções do pensamento linear,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com