TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Historia

Tese: Trabalho de Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Tese  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Historia

Inglaterra:

O século XIX, foi o século da Inglaterra, quando o assunto era economia.

Na maior parte do tempo, o trono pertenceu a Rainha Vitória (1837 – 1901), era a chamada Era Vitoriana.

Junto de vários movimentos, os trabalhadores exigiam seus direitos, que foi o chamado “Cartismo”, que foi o primeiro movimento da classe operaria. Tinham como objetivo conseguir coisas como, o voto secreto, uma jornada de trabalho de 10 horas (ou menos) etc. Porém, não conseguiram de primeira, mas foram pouco a pouco, conquistando seus direitos e vontades.

Surgiu a sociedade dos Fabianos, que defendiam as conquistas por vias eleitorais, e que foi apoiado pelos trabalhadores da época.

Outro problema que a Inglaterra enfrentava, era o fato da Irlanda não aceitar o domínio inglês. Isso durou até o século XX, até o primeiro ministro inglês Lloyd e Sinn Fein ( que era da Irlanda), decidiram criar o “Estado Livre da Irlanda” .

França:

Quando Napoleão foi derrotado em 1815, foi retomada a estrutura do antigo Regime, havendo assim, a subida dos Bourbon ao poder.

Houve uma guerra contra esse regime, de um lado havia os ultrarrealistas, do outro os bonapartistas e do outro os radicais. Luiz XVIII (que era um Bourbon) morre, e quem fica em seu lugar é seu irmão, Carlos X. Porém, o mesmo foge da França, durante a Revolução de Julho (quando as pessoas faziam barricadas na ruas).

Essa revolução, deu ao governo o regime monárquico. A monarquia era submetida ao legislativo, o que faz com que mais uma vez, as tensões politicas aparecessem (bonapartistas, republicanos e socialistas, se opunham ao governo). Tudo terminou com uma nova revolução, e com o rei, fugindo novamente.

Houve o chamado “Primavera dos Polos” , que foi quando houve um ‘’surto’’ revolucionário mundial.

Houve então, a segunda republica, que durou pouco. Luiz Bonaparte (sobrinho de Napoleão), estabelece uma ditadura e da o golpe do novo 18 Brumário.

O segundo império, estava nas mãos de Luiz, que agora era chamado de Napoleão III, mas com uma politica desastrosa, Napoleão III foi derrotado, e preso na Batalha de Sedan (Guerra Franco-Prussiana). A terceira republica nasceu em crise e venceu a comuna de Paris.

Itália:

Durante o século XIX, a Itália almejava a unificação politica da península. Nas lutas de 1848 (Primavera dos Povos), mostraram as diferenças das ideias de processos de unificações.

Monarquistas era liderados por Cavour, e os republicanos por Giussepe Nazzine e Giussepe Garibaldi. Garibaldi, liderava os “camisas vermelhas”, conseguiu conquistar o sul da Itália, mas ao perceber que a divisão nacionalista pudesse enfraquecer seu movimento, ele acaba se aliando a Cavour.

Com a ameaça da conquista do território papal, Napoleão III, se aproxima da Aústria, e garante ao papa que Roma seria defendida militarmente.

A Aústria ainda controlova Veneza, porém com a guerra da Sete Semanas (1866). Aústria, foi derrotada pela Prússia, que também venceu a França,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com