TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trampo

Pesquisas Acadêmicas: Trampo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 3

(ENADE, 2011) A Educação a Distância (EAD) é a modalidade de ensino que permite que a comunicação e a construção do conhecimento entre os usuários envolvidos possam acontecer em locais e tempos distintos. São necessárias tecnologias cada vez mais sofisticadas para essa modalidade de ensino não presencial, com vistas à crescente necessidade de uma pedagogia que se desenvolva por meio de novas relações de ensino-aprendizagem.

O Censo da Educação Superior de 2009, realizado pelo MEC/INEP, aponta para o aumento expressivo do número de matrículas nessa modalidade. Entre 2004 e 2009, a participação da EAD na Educação Superior passou de 1,4% para 14,1%, totalizando 838 mil matrículas, das quais 50% em cursos de licenciatura. Levantamentos apontam ainda que 37% dos estudantes de EAD estão na pós-graduação e que 42% estão fora do seu estado de origem.

Considerando as informações acima, assinale a alternativa que contém duas contribuições do EAD:

Escolha uma:

a. Capilaridade ou possibilidade de acesso em locais não atendidos pelo ensino presencial; democratização de acesso à educação, pois atende a um público menor e mais seleto que os cursos presenciais.

b. Contribui para o desenvolvimento local e regional; promove troca de experiência e conhecimento entre os participantes, sobretudo quando dificilmente de forma presencial isso seria possível.

c. Aperfeiçoamento/formação pessoal e profissional de pessoas que, por distintos motivos, não poderiam frequentar as escolas regulares; reforço de pedagogias tradicionais, uma vez que o ensino presencial perdeu-se em modernizações que não surtiram efeito.

d. Rigidez de horário e de local, pois o aluno estabelece o seu ritmo de estudo; valor do curso, em geral, é mais baixo que do ensino presencial.

e. Formação/qualificação/habilitação de professores, suprimindo investimentos em educação em vastas áreas do país; inclusão de pessoas com comprometimento motor reduzindo os deslocamentos diários.

Questão 2

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão

“(...) qualquer balanço atual do neoliberalismo só pode ser provisório. Este é um movimento ainda inacabado. Por enquanto, porém, é possível dar um veredicto acerca de sua atuação durante quase 15 anos nos países mais ricos do mundo, a única área onde seus frutos parecem, podemos dizer assim, maduros. Economicamente, o neoliberalismo fracassou, não conseguindo nenhuma revitalização básica do capitalismo avançado. Socialmente, ao contrário, o neoliberalismo conseguiu muito dos seus objetivos, criando sociedades marcadamente mais desiguais, embora não tão desestatizadas como queria. Política e ideologicamente, todavia, o neoliberalismo alcançou êxito num grau como qual seus fundadores provavelmente jamais sonharam, disseminando a simples ideia de que não há alternativas para os seus princípios, que todos, seja confessando ou negando, têm de adaptar-se a suas normas.”

(ANDERSON, Perry. Pós-neoliberalismo – as políticas sociais e o estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 2008,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com