TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformando Suor Em Ouro

Artigos Científicos: Transformando Suor Em Ouro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 3

O livro “Transformando Suor em Ouro”, Bernardinho relata suas estratégias e técnicas utilizadas para superar as dificuldades desde os tempos de jogador, tendo como principal arama o trabalho. Citando como exemplo sua carreira como jogador, no qual não se considerava bom jogador, mais que trabalhou muito para conquistar seu objetivo de chegar a seleção e com muito suor conseguiu fazer parte da grande seleção de 84. Iniciando sua carreira como técnico criou um novo estilo de trabalho que hoje é utilizado por vários técnicos, onde sempre prega o trabalho como principal ferramenta junto ao trabalho em equipe visando sempre o aperfeiçoamento tanto do individual quanto coletivo.

No livro ele cita sua equação predileta: TRABALHO + TALNETO = SUCESSO, sempre com trabalho vindo á frente do talento. Alem desenvolvimento da roda de excelência, com a aplicação de conceitos sobre as técnicas e suas importâncias dentro de seu trabalho de liderança de equipes vencedoras. Sendo hoje convidado por diversas empresas para palestrar sobre Liderança e Motivação de Equipes. Para motivar uma equipe, mesmo que esteja no patamar de jogadores que já conquistaram tudo, jogando pela seleção brasileira, deve-se esticar a corda para deixá-los sempre em uma zona desconfortável. Entende-se pó zona desconfortável a idéia de criar situações que façam com que sua equipe nunca pense que agora é sentar, relaxar e colher os louros da vitoria. Nesse contexto, podemos citar exemplo da vez que após a conquista de um titulo, ele fez com que os jogadores treinassem no dia seguinte, sem que fossem avisados sobre isso, onde eles achavam que era uma reunião apenas.

Percebe claramente quais os valores que Bernardinho prega e faz valer em tudo que faz. Valores esses como o espírito de equipe, paixão pelo que faz disciplina, trabalho duro e outros mais. Espírito de equipe é tornar o desempenho do time muito superior a mera soma dos talentos individuais. O papel do líder é entender seus comandos, desvendando seus talentos e suas limitações, identificando os botões corretos a serem apertados. O que nos leva a refletir que muitos gestores não enxergavam os verdadeiros talentos devido a suas próprias limitações para exercerem o cargo.

Enfim, neste livro, o excepcional técnico da seleção masculina brasileira de vôlei, Bernardo Rocha de Rezende – o Bernardinho, mostra que comandar uma equipe nas quadras e nas organizações são tarefas surpreendentemente semelhantes. A partir de suas experiências e muita leitura, Bernardinho fornece um grupo de princípios e padrões de liderança que podem ser aplicados a qualquer tipo de equipe, desde um time de vôlei até um grupo de executivos. A inquietude do treinador está em uma pergunta clássica dos mais diversos grupos profissionais: como vencer os obstáculos, atingir o topo e, principalmente, manter esse topo. A partir disso, o autor desenvolver sua visão sobre a Roda da Excelência, um instrumento para gerenciar equipes e mantê-las sempre em seu melhor.

Algumas citações feitas no livro por Bernardinho:

“Deve-se exigir mais de quem tem mais a dar. É fundamental conhecer as pessoas para motivá-las.”

“A maior tristeza não é a derrota, mas não ter a oportunidade de tentar de novo.”

“Todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com