TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transistor

Artigos Científicos: Transistor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  1.179 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este relatório terá o foco em transistores que são importantes no nosso dia a dia. Com isto, neste artigo vai ser discutido como um transistor funciona e quais são os principais tipos de transistores existentes. Em sua composição tem silício, ele é um semicondutor que utiliza de uma pequena corrente para controlar uma grande quantidade de corrente.

Com isto neste relatório será discutido como os cincos tipos de transistores funcionam e o que eles tem em comum e também em diferente.

DESENVOLVIMENTO

Os transistores são:

Transistor de efeito de campo(FET)

Este transistor como o próprio nome já explica é um transistor que funciona através de um efeito de campo que por sinal é um campo elétrico.O transistor (FET) tem como uma das principais referencias a alta impedância gerada por ele, esta impedância em gerada na entrada assim permitindo que este tipo de transistor faça a substituição de um transformador outro fator importante é que este transistor também pode ser usado para amplificar altas frequências com ganho superior aos transistores bipolares.

A composição deste transistor é feita de germânio ou silício que são combinados á pequenas quantidades de fósforo e boro que por sinal são substancias dopantes, os transistores de silício são os mais utilizados no dia a dia.

Este transistor pode ser visto de duas maneiras que são Jfets e Mosfets

Transistor bipolar

Este transistor é montado em uma estrutura de cristais semicondutores. Sendo assim é formado duas camadas de cristais que são do mesmo tipo e também são intercaladas por outra camada de cristal do tipo oposto as outras, estas duas camadas tem a função de controlar a passagem de corrente.

Estas duas camadas recebem nomes que são emissor e coletor e a outra camada central recebe o nome de base.

O emissor é altamente dopado e o coletor já tem uma leve dopagem mas é a maior das camadas

Transistor Mosfet (semicondutor)

O transistor Mosfet ou semicondutor é uma transistor que é muito encontrado em automóveis, aparelhos de áudio residenciais, módulos, computadores, caixas amplificadas, entre outros aparelhos eletrônicos.

Este transistor é basicamente composto por um material semicondutor e este material pode ser o silício ou o germânio ou os dois.

Este transistor possui um terminal que é uma camada de polissilício que é colocada sobre o canal, mas separada do canal esta separação é feita por uma fina camada isolante de dióxido de silício isolante.

Transistor unijunção

Este tipo de transistor é constituído por uma barra de material semicondutor do tipo N (de alta resistividade).

Com terminais nos extremos. Tais contatos não constituem junções semicondutoras, e assim, entre (base 2) e (base 1) temos, na prática uma resistência, formada pelo material semicondutor N. O material do tipo P como material do tipo N formam a única junção PN semicondutora interna.

Tudo se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com