TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trasportes

Resenha: Trasportes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

A falta de transporte (ou o transporte inadequado) afeta o setor econômico, dificulta o crescimento de indústrias e empreendimentos e prejudica os consumidores finais. Um produto estocado na fábrica não possui valor para o cliente. Um produto no caminhão chegando ao supermercado não possui valor para o cliente. Um produto ainda na fase de produção também não. O cliente é que fornece o valor de posse. E este valor só acontece quando o cliente recebe um material ou produto no local e hora que ele necessita. Para isso o transporte torna-se indispensável para o desenvolvimento econômico, que como citado pelo autor do texto referência “O transporte é vital para a atividade de produção.”

O custo de transporte é um significativo valor acrescido no produto que se refere às despesas realizadas na movimentação de determinada mercadoria desde a origem até ao destino final. Segundo a Lei Geral da Demanda existe uma relação inversa e proporcional entre a quantidade procurada de um produto e o preço deste bem. Sendo assim, quanto maior o preço de um produto, menor é o público que o consome. Analisando o custo de transporte e a lei geral da demanda, observa-se que o transporte pode determinar maior ou menor demanda de consumo de um produto, dependendo a distância a ser percorrida da origem da mercadoria até o destino final.

Quando o produto é transportado até outra região o custo de transporte é ainda mais expressivo. Ao custo do produto é acrescido no seu valor o custo de transporte entre as regiões, que por sua vez é composto por um custo fixo e um custo variável. O custo variável depende da distância percorrida entre a origem e o destino. Além da distância, leva-se em conta também, o tempo de transporte, combustíveis, condições de rodagem, etc. Portanto quando mais distante o local de produção do consumidor final, maior será o valor final do produto. Porém, na ausência de transportes de mercadorias entres as regiões, produtos de uma região ficariam limitados ao consumo local, e o mercado de outra região ficaria privado dessas mercadorias. Sendo assim, pode-se dizer que o transporte permite aumentar a competição no mercado, devido à entrada de produtos de outras regiões, ampliar a opção de produtos ao consumidor final, distribuição de rendas, e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com