TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento

Tese: Treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  3.633 Palavras (15 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSOS SUPERIORES TECNOLÓGICOS

DESENVOLVER PESSOAS

Alunas:

Elisângela Amorim Pereira - RA: A26671-2

Geisiane Aline M. da Costa - RA: A26. GHB-0

Gislaine Cristina Turquetti - RA: A27JTE-5

Jussara G. dos Santos A. Baptista - RA: A141BC-0

Mayara Letícia Klein - RA: A16750-1

Paula Thaís Rodrigues - RA: A27BDJ-0

Rosilda Lopes - RA: A1631G-3

Limeira – SP

2009

Introdução

O principal patrimônio de uma empresa são as pessoas. Para serem bem sucedidas as empresas precisam de pessoas espertas, ágeis, empreendedoras, capacitadas e dispostas a assumir riscos, pois são elas que irão produzir os produtos, prestar os serviços e atender os clientes. Para conseguir isso é imprescindível o treinamento e o desenvolvimento das pessoas.

O investimento das empresas em treinamento e desenvolvimento tem crescido consideravelmente nas ultimas décadas. As mudanças estão acontecendo muito rápido, o que levou e levará as organizações a investirem cada vez mais no seu diferencial mais importante que é o ser humano.

Treinamento

O treinamento visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento de produtividade e das relações interpessoais. Para isso prepara o potencial humano frente às inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho, sendo o treinamento indispensável para a busca da qualidade total.

O treinamento tem como objetivo preparar as pessoas para a execução imediata das diversas tarefas peculiares a organização, dando oportunidade para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no cargo atualmente ocupado, mas também em outros que o indivíduo possa vir a exercer; mudança nas atitudes das pessoas, a fim de criar entre elas um clima mais satisfatório, aumentando-lhes a motivação e tornando-as mais receptivas às técnicas de supervisão e gestão.

O treinamento é um processo composto de quatro etapas:

1 Diagnóstico: é o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Necessidades de treinamento são as carências de preparo profissional, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz. O treinamento deve ser uma atividade contínua, constante e ininterrupta.

2 Programação de treinamento: é a elaboração do programa para atender as necessidades diagnosticadas. Refere-se ao planejamento das ações de treinamento. Programar o treinamento significa definir seis ingredientes básicos: quem deve ser treinado, como deve ser treinado, em que, por quem, onde e quando, a fim de atingir os objetivos do treinamento.

3 Execução: é a aplicação e condução de programa de treinamento.

4 Avaliação: é a verificação do resultado do treinamento, para ver se atendeu às necessidades da organização, das pessoas e dos clientes.

Existem vários tipos de treinamento: o de integração que tem como objetivo adaptar as pessoas à organização; o técnico-operacional, que busca capacitar o indivíduo para o desempenho das tarefas específicas as quais realiza; o treinamento gerencial, que tem o intuito de desenvolver a competência técnica, administrativa e comportamental, e por fim, o treinamento comportamental, que tem como objetivo solucionar os problemas de relação no contexto do trabalho.

O que um programa de treinamento pode propiciar?

Internamente:

• Melhoria da eficiência dos serviços.

• Aumento da eficácia nos resultados.

• Criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado.

• Melhor qualidade de vida no trabalho.

• Qualidade e produtividade.

• Melhor atendimento ao cliente.

• Melhora o relacionamento entre empresa e funcionário.

• Eleva o conhecimento das pessoas.

• Redução da rotatividade e de absenteísmo do pessoal.

Externamente:

• Maior competitividade organizacional.

• Melhoria da imagem da organização

Vejamos a baixo alguns exemplos de empresas que investem em treinamento:

• A Mercedes-Benz investiu R$ 4,8 milhões para montar uma mini fábrica, que funciona como centro de qualificação profissional. Contratou 1.100 operários com o segundo grau completo e a decisão de treiná-los em uma verdadeira linha de montagem foi tomada porque o pessoal da região não tinha experiência anterior em veículos.

• A Itaú seguros também investe em treinamento que vão desde cursos específicos até palestras motivacionais para capacitar seus funcionários. Rilza que é gerente de capacitação e comunicação do Itaú afirma que o retorno desses treinamentos vem com o aumento das vendas e a fidelização dos clientes.

• O Grupo Amil investe 2% de seu faturamento anual em treinamento de pessoal, e o retorno é medido não só pelo crescimento da empresa, mas também pelo desenvolvimento dos funcionários.

• A Colombo nos últimos três anos intensificou os investimentos em treinamento técnicos e comportamentais e o esforço rendeu um aumento significativo no faturamento, e algumas lojas chegaram a crescer 250%. A oportunidade de crescimento aumenta os salários dos colaboradores também.

• O Magazine Luiza lançou no ano passado o Portal do Saber, sistema de treinamento via internet. Há cursos de todos os tipos: técnicos, comerciais, comportamentais e até etiqueta e direção defensiva. Para cada matéria concluída o funcionário recebe um diploma e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com