TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento De EPI

Artigos Científicos: Treinamento De EPI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Você já deve ter notado que os incêndios normalmente começam em um ponto limitado, mas caso não sejam logo controlados, eles se espalham e atingem outros locais que pareciam fora de perigo. Lugares que estavam frios, agora estão aquecidos. Isso ocorre porque há “TRANSMISSÃO DE CALOR E COMBUSTÃO”. Por conta disso, veremos agora como se processa esse fenômeno.

Combustão

O Fogo uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor, esta reação é denominada de combustão. Para que isso ocorra é necessário a união de quatro elementos essenciais do fogo, que são:

• Combustível - É toda substancia capaz de queimar e alimentar a combustão. Ele serve de campo de propagação ao fogo. Os combustíveis podem ser, sólidos, líquidos ou gasosos. Ex.: madeira, papel, tinta, algodão, álcool, gasolina, etc.

• Comburente - É o elemento que dá vida às chamas, e intensifica a combustão. O mais comum é que o oxigênio desempenhe este papel, porem não é o único, existindo outros gases.

• Calor - Forma de energia que eleva a temperatura. Gerada da transformação de outra energia, através de processo físico ou químico. É a condição favorável causadora da combustão.

• Reação em cadeia - É a queima auto-sustentável. É a união dos três itens acima descritos, gerando uma reação química. Quando o calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combinam com o comburente e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.

A retirada de um ou mais dos componentes acima citados resulta em extinção da combustão.

FORMAS DE COMBUSTÃO

• Combustão Completa: É aquela em que a queima produz calor e chamas e se processa em ambiente rico em comburente.

• Combustão Incompleta: É aquela em que a queima produz calor e pouca ou nenhuma chama e se processa em ambiente pobre em comburente.

• Combustão Espontânea: É aquela gerada de maneira natural, podendo ser pela ação de bactérias que fermentam materiais orgânicos, produzindo calor e liberando gases. Alguns materiais entram em combustão sem fonte externa de calor. Ocorre, também, na mistura de determinadas substâncias químicas, quando a combinação gera calor e libera gases.

• Explosão: É a queima de gases ou partículas sólidas em altíssima velocidade, em locais confinados.

FORMAS DE PROPAGAÇÃO

O calor pode-se propagar de três diferentes maneiras: Condução, Convecção e Irradiação. Como tudo na natureza tende ao equilíbrio, o calor é transferido de objeto com temperatura mais alta para aqueles com temperatura mais baixa. O mais frio de dois objetos absorverá calor até que esteja com a mesma quantidade de energia do outro.

• Condução - É a transferência de calor através de um corpo sólido de molécula a molécula. Quando dois ou mais corpos estão em contato, o calor é conduzindo através deles como se fosse um só corpo.

• Convecção - É a transferência de calor pelo próprio movimento ascendente de massas de gases ou líquido.

• Irradiação - É a transmissão de calor por ondas de energia caloríficas que se deslocam através do espaço.

MÉTODOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR

IRRADIAÇÃO – É a transmissão de calor que se processa sem a necessidade de Continuidade molecular entre a fonte calorífica e o corpo que recebe calor. É a transmissão de calor que acompanha geralmente a emissão de luz. Ondas de calor atingem os objetos, aquecendo-os, o calor do Sol é um caso típico de CALOR RADIANTE.

Irradiação – O incêndio que começou no prédio A, alastrou-se para o prédio B, mesmo não tendo nenhuma ligação física. Isso se deveu à IRRADIAÇÃO.

CONDUÇÃO – É a transmissão de calor que se faz de molécula para molécula, através de um movimento vibratório que as anima e permite a comunicação de uma para outra.

CONDUÇÃO – O incêndio começa na sala A, mas a PAREDE fica superaquecida e começa a transmitir calor para a sala B, iniciando um novo foco de incêndio, causado pela CONDUÇÃO.

CONVECÇÃO – É o método de transmissão de calor característico dos líquidos e gases. Consiste na formação de correntes ascendentes no seio da massa fluida, devido ao fenômeno da dilatação e consequente perda de densidade da porção de fluido mais próximo da fonte calorífica.

• Convecção Natural: Quando o movimento do fluido é causado por forças de empuxo que resultam das variações de densidade devido a variações de temperatura do fluido. Por exemplo, na ausência de fonte externa, quando a massa do líquido está em contato com uma superfície quente, em suas moléculas separadas e em dispersão, fazendo com que a massa do fluido venha se tornar menos densa.

• Convecção forçada: Quando o fluido é forçado a fluir sobre a superfície por fonte externa, como ventiladores e bombas, criando uma corrente de convecção induzida artificialmente.

CONVECÇÃO – Os gases superaquecidos vão “subindo os andares” do prédio, iniciando novos focos de incêndio em locais distantes do foco inicial. É o fenômeno da CONVECÇÃO.

Principais causas

Somente quem vive a experiência de um incêndio, pode dizer o quanto é triste e desesperadora. Cabe a toda a coletividade a cautela para evitá-lo, para tanto é necessário o conhecimento de suas principais causas:

Brincadeiras de Crianças:

As crianças inocentemente, costumam brincar com fogo através de fogueiras, fósforos, isqueiros, utilizando frascos que continham líquidos inflamáveis. Instrua e vigie as crianças;

Balões e Fogos de Artifícios:

Sobretudo nos festejos juninos, inúmeros incêndios são causados pelas centelhas ou mesmo a tocha acesa que pode cair sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com