TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento De Liderança

Trabalho Universitário: Treinamento De Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  4.642 Palavras (19 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 19

I. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo realizar um treinamento dos Líderes da empresa Construdecor / SA –Dicico.

O departamento de Recursos Humanos de uma empresa deve ter destaque porque cabe a este, o papel fundamental dentro da organização de administrar, planejar, recrutar e selecionar pessoas, e principalmente treinar, objetivando o desenvolvimento das competências individuais e coletivas. Nesse caso, o treinamento deve ser voltado para a eficiência das pessoas no desempenho de suas atribuições. Atualmente é como peça-chave no processo de desenvolvimento organizacional, mas para que o treinamento possa levar ao desenvolvimento organizacional, é necessário que o planejamento do mesmo seja bem elaborado para garantir o alcance dos objetivos a que se destina, com eficácia.

O treinamento é uma das responsabilidades gerenciais de maior importância nos dias de hoje, pois o objetivo de toda empresa é ter lucro, e para uma empresa ter lucro é preciso ter clientes satisfeitos que comprem produtos ou serviços e, divulguem a sua satisfação para outras pessoas, garantindo assim uma penetração no mercado mais elevada. Para ter clientes satisfeitos, a empresa deve produzir e fazer algo com a qualidade que venha a saciar os desejos e as necessidades do consumidor. Para ter qualidade em tudo que se faz, é preciso ter pessoas qualificadas produzindo, e para ter estas pessoas, é preciso investir na preparação das mesmas através de treinamentos.

Treinar é “o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem” é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é ensiná-las a mudar de atitudes. Treinar no sentido mais profundo é ensinar a pensar, a criar e a aprender. A missão do treinamento pode ser descrita como uma atividade que visa: ambientar os novos funcionários, fornecer aos mesmos novos conhecimentos e desenvolver comportamentos necessários para o bom andamento do trabalho, e conscientizá-los da real importância de auto desenvolver - se. O treinamento nada mais é que o processo educacional focado no curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e competências em função de objetivos definidos.

O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e pode envolver desenvolvimento de habilidades e competências. Qualquer tarefa – seja complexa ou simples – envolver esses três aspectos. Dentro de uma concepção mais limitada, Flippo assegura que o “treinamento é o ato de aumentar o conhecimento e a perícia de um funcionário para o desenvolvimento de determinado cargo ou trabalho.” McGehee salienta que “o treinamento significa educação especializada. Compreende todas as atividades que vão desde a aquisição da habilidade motora até o fornecimento de conhecimentos técnicos, desenvolvimento de aptidões administrativas e de atitudes referentes a problemas sociais.”Segundo National Industrial Conference Board, o treinamento tem por finalidade ajudar a alcançar os objetivos da empresa, proporcionando aos funcionários de todos os níveis oportunidades de obter o conhecimento, prática e conduta necessárias à organização.

I. 1 Treinamento é Investimento. Não despesa

Alguns autores vão além, como Hoyler, que considera o treinamento como um “investimento empresarial destinado a capacitar a equipe de trabalho a reduzir ou eliminar a diferença entre o atual desempenho e os objetivos e as realizações propostos. Em outras palavras, e num sentindo mais amplo, o treinamento é um esforço dirigido no sentindo de equipe, com a finalidade de fazer a mesma atingir o mais economicamente possível os objetivos da empresa.” Nesse sentido, o treinamento não é despesa, mas um investimento cujo retorno é altamente compensador para a organização.

I. 2 Conteúdo do Treinamento

O conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento:

1. Transmissão de informações: o elemento essencial em muitos programas de treinamento é o conteúdo. O desafio está em repartir informações como um corpo de conhecimentos entre os treinados. Normalmente, as informações são genéricas, de preferência sobre o trabalho, como informações sobre a empresa, seus produtos e serviços, sua organização e políticas, regras e regulamentos etc. Pode envolver também transmissão de novos conhecimentos.

2. Desenvolvimento de habilidades: principalmente as habilidades, destrezas e conhecimentos diretamente relacionados com o desempenho do cargo atual ou de possíveis ocupações futuras. Trata-se de um treinamento orientado diretamente para as tarefas e operações a serem executados.

3. Desenvolvimento ou modificação de atitudes: ou seja, mudança de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis entre os funcionários aumenta a motivação, desenvolvimento da sensibilidade do pessoal de gerência e de supervisão quanto a sentimento e reações das pessoas. Pode envolver aquisição de novo hábitos e atitudes, principalmente em relação a clientes ou usuários (como é o caso de treinamento de vendedores, balconistas etc.) ou técnicas de vendas.

4. Desenvolvimento de conceitos: o treinamento pode ser conduzido no sentido de elevar o nível de abstração e conceptualização de ideias e de filosofias, seja para facilitar a aplicação de conceitos na prática administrativa, seja para elevar o nível de generalização desenvolvendo gerentes que possam pensar em termos globais e amplos.

I. 3 Objetivos do Treinamento

1. Preparar as pessoas para execução imediata das diversas tarefas do cargo.

2. Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções mais complexas e elevadas.

3. Mudar a atitude das pessoas seja para criar um clima mais satisfatório entre elas ou para aumentar-lhes a motivação e torná-las mais receptivas às novas técnicas de gestão.

O presente trabalho tem como objetivo realizar um treinamento dos Líderes da empresa Construdecor / SA –Dicico.

II. Apresentação da Empresa

A empresa Construdecor S/A, fundada em 1918, pioneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com