TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento Handebol

Trabalho Escolar: Treinamento Handebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 8

1º treinamento - Fundamentos de ataque - 40 minutos

A empunhadura seria a ação que o aluno deve praticar para segurar a bola. A palma da mão deve aderir a bola, fazendo um movimento côncavo. O passe é um movimento que permite ao jogador laçar a bola ao outro companheiro de forma que chegue até ele com o máximo de perfeição possível. O passe juntamente com a recepção é imprescindível para que o jogo tenha uma boa dinâmica. O treinamento desses fundamentos deve ser priorizado, visto que são os mais importantes para que a equipe tenha um volume de jogo maior e atinja seus objetivos de maneira mais fácil.

Passe normal ou de ombro: o aluno devera ter o braço formando um ângulo de noventa graus entre o braço e o antebraço e entre o braço e o tronco. Esse tipo de passe é o mais utilizado entre os praticantes dessa modalidade, ele pode ser efetuado com apoio ou em suspensão. A seguir mostraremos algumas atividades para execução do passe de ombro, que podem ser treinadas com alunos dessa faixa etária.

• Formar fileiras uma de frente para outra, o pé de apoio será contrário a mão que realizará o movimento. Já no passe de ombro em suspensão começaremos a contar as passadas com a perna contraria a mão que efetuará o movimento, sendo que no terceiro passo deverá ser executado o salto. (5minutos)

• Utilizando a quadra inteira, formar duas filas no fundo da quadra a uma distância de mais ou menos 4 m um do outro, ir passando a bola fazendo o movimento do passe de ombro em deslocamento até atingir o final da quadra. Repetir o mesmo exercício, com uma variável que seria sair a uma distancia de 4 m e ir se distanciando até atingir o final da quadra, depois voltar afunilando até chegar na posição inicial. (5minutos)

• Fazer o movimento de uma lateral a outra em “zig-zag”(5minutos)

• Executar o movimento com o direcionamento do professor, indicando o lado a que se deve ir quando for dado algum tipo de sinal.(5minutos)

Fintas: a finta pode ser realizada com o corpo, com a bola ou com ambos. As fintas podem ser usadas para se desvencilhar de marcações, para se executar um passe ou uma finalização ao gol. Pela plasticidade do movimento, alguns atletas fazem a finta em momentos desnecessários na partida. Existem vários tipos de finta, a finta de corpo é feita com uma parada com os dois pés de frente ao adversário deslocando-se o tronco para um lado e saindo para o outro. .(5minutos)

Arremesso para o gol: é atirar a bola a meta do adversário, antecede o principal objetivo do jogo que é o gol. No handebol a nível escolar o arremesso tem que ser treinado de forma especifica, passando para os alunos como direcionar a bola em locais pré definidos pelo professor. A precisão é um fator que conta muito nesse fundamento, pois pode suprir a falta de foca com essa precisão. A força também pode ser levada em conta, mais não adianta muito sem a precisão, ou seja, uma depende da outra. São inúmeras as atividades que se pode trabalhar esse fundamento. Abaixo apresentamos algumas delas com um nível de complexidade voltado para a faixa etária em questão.

• O aluno se posiciona atrás da linha de fundo da quadra, paralelo com o goleiro, o aluno que vai fazer o arremesso lança a bola para o goleiro e corre até o meio da quadra recebendo a bola do goleiro, efetuando um drible e atirando ao gol. .(5minutos)

• Formar uma fila em frente ao gol e efetuar arremessos com os pé apoiados, com um pequeno espaço de tempo entre um arremesso e outro. .(5minutos)

• Formar duas fileiras frontais. As duas fileiras estarão com bolas exceto o primeiro de uma das fileiras. Este receberá a bola da fileira ao lado e fará o arremesso ao gol, e assim a fileira que está com a bola passará a para a outra. .(5minutos)

2º treinamento - Fundamentos de defesa -40 minutos

Sistema defensivo 6x0 – (20 minutos)

Sistema defensivo por zona 6 x 0 na base: Os defensores ficam próximos a linha dos 6 m, fazendo movimentações laterais. Esse sistema é muito utilizado contra equipes que tem bons fintadores e que sua principal ação é a infiltração, já que a equipe não tem bons atiradores dos 9 m. Sistema defensivo 6 x 0 avançado: nesse sistema os alunos estarão nas mesmas posições anteriores, só que um pouco mais a frente.Outra variável do sistema defensivo 6 x 0 é faze-lo com flutuação. Essa flutuação se dá quando o adversário que está a sua frente recebe a bola, você encurta a distancia sobre ele e no momento que ele desfazer da bola você retorna a posição original.

Sistema defensivo 5x1 – (20 minutos)

Sistema defensivo 5 x 1: nesse sistema o jogador fica a frente da defesa atrapalhando a ação dos armadores laterais e do armador central, fazendo o que chamamos de bico.

3ºtreinamento -Tático – 40 minutos.

• Primeira fase: Explicar as ações gerais (verbal, em forma de gráfico ou pratica).

• Segunda fase: Explicar as ações e funções de cada jogador.

• Terceira fase: Solicitar explicações individualizadas das ações e funções que cada um deve exercer.

• Quarta fase: Executar a tática sem interferência contrária

• Quinta fase: Executar a tática com interferência contraria.

• Sexta fase: Apresentar variáveis de intervenções.

4º treinamento- Fundamentos táticos de ataque – 40 minutos.

Sistema de ataque 3 x 3 – 20 minutos

Esse sistema é formado por duas fileiras de três, sendo uma com os armadores laterais esquerdo e direito e o armador central. Na outra linha devem estar posicionados os pontas direito e esquerdo e o pivô. Esse sistema é um dos mais usados por causa da sua fácil compreensão e assimilação. Mais é um sistema que não trás muito resultados porque a ação do time adversário fica muito visível.

Sistema de ataque 4 x 2 – 20 minutos.

Nesse sistema a equipe jogara com dois armadores laterais, o direito e o esquerdo, dois pontas, o direito e o esquerdo e dois pivôs, sendo que um dos pivôs é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com