TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento treinamento

Tese: Treinamento treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

DESAFIOS COTIDIANOS DA PRÁTICA DE ENSINO

Projeto:

Ensino Aprendizagem

Roda de Leitura – Incentivando o Gosto pela Leitura

Público Alvo:

Alunos do 3º ano da educação Básica

Justificativa:

Ao longo dos anos, muito vem se falando da importância da formação do leitor, mas pouco se tem feito no sentido de instrumentalizar pais e professores, no que diz respeito ao desenvolvimento do gosto pela leitura. Visto que o ato de ler não visa só à formação acadêmica da criança, mas a sua formação como cidadã. Trabalhar com formação do leitor passa inevitavelmente pela leitura de livros, de imagens e do seu cotidiano com seu acervo cultural, que lhe dará visão de mundo. Desde pequena, a criança escuta histórias narradas por sua mãe, seu pai ou seus familiares mais próximos. É ouvindo que podemos sentir emoções importantes na vida, como: tristeza, raiva, irritação, medo, alegria, segurança, insegurança, irritação, bem-estar, pavor, tranquilidade, liberdade, entre muitas outras sensações. Através das nossas emoções, formamo-nos como seres pensantes, capazes de estabelecer pontes entre o possível e o imaginário (se for trabalhado).

Objetivos Gerais e Específicos:

● Incorporar a leitura na prática cotidiana da criança, propiciando-lhe informações culturais e oportunidade de se apaixonar pelas leituras e pelos livros, dando alimento à sua imaginação.

● Dar à criança a oportunidade de descobrir o quanto a leitura pode acrescentar em seus conhecimentos.

● Favorecer o desenvolvimento cognitivo e sociocultural da criança.

● Trocar informações respeitando sempre a opinião do outro.

● Estimular o pensamento crítico.

● Ampliar o vocabulário.

● Desenvolver habilidades artísticas a partir do desenho, da pintura ou da confecção de uma

cena que tenha chamado à atenção.

Cronograma:

Este projeto será desenvolvido durante o decorrer do ano letivo, onde duas vezes por semana, nas terças e quintas feiras após o horário do lanche, a sala de aula será organizada em uma grande roda e se iniciará as leituras.

Desenvolvimento

O desenvolvimento desse projeto se dará em duas fases:

1º Fase: Se iniciará com a apresentação da proposta do que se pretende realizar aos alunos, e a maneira como será desenvolvida. Feito isso, organizaremos os alunos em uma grande roda onde faremos a apresentação do texto a ser trabalhado.

Nessa primeira fase, faremos uma leitura coletiva do texto, onde cada aluno será estimulado a fazer a leitura de um parágrafo e posteriormente faremos a discussão do que foi apresentando. Dessa forma, poderemos possibilitar ao aluno que exponha o seu ponto de vista referente ao que foi lido e a troca de opiniões com seus colegas. Além de possibilitar diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com