TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tribunal Bordalês

Tese: Tribunal Bordalês. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Tese  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 12

Enologia

Borgonha

Topografia: Perfil ondulado suaves colinas

Clima: Continental

Solo: Predominância: calcário – cascalho e Pedregoso – rocha granítica

Vinhos: Tintos: 48% - Brancos: 52%

UVAS TINTAS: Pinot Noir, Gamay

UVAS BRANCAS: Chardonnay, Pinot Blanc, Aligoté, Melon de Bourgogne, Pinot Beurot, Sacy, Sauvignon Blanc

Chablis – classificação

Petit Chablis: vinhos leves, com mais acidez;

Chablis AC: vinhos de maior refinamento, mais evoluídos;

Chablis Premier Cru: são 17 terroirs, vinhos de boa complexidade aromática;

Chablis Grand Cru: a quintessência de Chablis.

Corte Bordalês

Um "Corte Bordalês" se faz com a mistura de vinhos que contenham apenas as variedades de uvas autorizadas na produção de vinhos da região de Bordeaux-França. As seis variedades permitidas são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot, Carmenére e Malbec que são mescladas a fim de se obter a melhor expressão de tipicidade e terroir da região. Então são vinificados dois ou mais vinhos diferentes que depois serão misturados entre si dependendo da característica de cada safra e sensibilidade do enólogo para se obter o produto final com maior caráter e elegância. Também serve como segurança ao enólogo, que em anos ruins de Merlot de amadurecimento precoce ou Cabernet tardio pode alterar a porcentagem entre eles mantendo a qualidade do vinho.

CLASSIFICAÇÃO

VdT – Vin de Table: Vinho de mesa, corresponde à classificação mais básica de todas, no rotulo expressão Vin de France (55% da produção).

VdP – Vin de Pays: Vinho regional, equivale ao vinho de mesa com indicação geográfica,

necessita empregar uvas recomendadas e colhidas dentro do território delimitado (15% da produção). Existem cerca de 150, 85% delas no sul do país, especialmente na

costa mediterrânea.

AOVDQS – Appellation d’Origine Vins Délimité de Qualité Supérieure: Segundo grau na hierarquia de qualidade, provem de 22 regiões de menor prestigio do que as AOC. Representam 1% do vinho francês.

AOC – Appellation d’Origine Controlé: Vinho de qualidade proveniente de áreas especificas. Existem 357 em todo país e corresponde a 29% de toda a produção

AOC – Appellation d’Origine Controlé: 1929 Barão Le Roy do Château Fortia, hâteauneuf-du-Pape; Surgimento INAO – Institut National des Appellations D’Origine Controlées de Vins et des Alcool; O sistema de condução das parreiras; O método de vinificação; As cepas permitidas; A produção por hectare; A comprovação do vinho por comissão de degustação; Regiões e Micro Regiões, hierarquia própria representada por Cru, Grand Cru, Premier Cru, Cru Classée, etc.

PRINCIPAIS CASTAS TINTAS (90%)

Merlot (62%): Variedade mais plantada, amadurecimento precoce; Produz vinhos menos ácidos e com menos taninos que a CS, porém, é uma uva que se beneficia do tratamento em barris de carvalho; Possui um potencial de envelhecimento de moderado a bom, podendo de acordo com o tempo ficar mais suave, com uma maior tendência à diminuição do aroma frutado; Seu maior destaque é o vinho Chateau Petrus, produzido em Saint

Emilion e Pomerol; Predominância na margem direita.

Cabernet Sauvignon (25%): É uma videira tardia particularmente adaptada ao solo pedregoso, quente e seco, da margem esquerda Garonne; É resistente podridão cinza e dá uma produção regular e medida; Muito aromática nos vinhos jovens, traz a riqueza de taninos favorável a uma longa conservação; Ao envelhecimento, se obtém vinhos caracterizados por um ramo rico, complexo e harmonioso.

Cabernet Franc (12%): Sobretudo cultivado na região Libournais, dá vinhos ricos em álcool e polifenóis; Sua aptidão ao envelhecimento e a lisura dos seus aromas são muito apreciadas.

Videiras auxiliares (1%): Cot (Malbec / da cor e corpo); Petit Verdot (da cor, taninos e alta acidez); Carmenère (cor).

PRINCIPAIS CASTAS BRANCAS (11%)

Semillon (54%): Produz vinhos de bom envelhecimento, encorpados e de sabor adocicado que lembra o mel;

Sauvignon Blanc (35,5%): Produzi bons vinhos brancos secos; Seus vinhos secos são marcados por uma acidez acentuada, aroma fino e sabor levemente amargo.

Muscadelle (6,5%): Usada na produção de vinhos doces, é bastante aromáticos; É utilizada, geralmente, em pequenas quantidades, misturada a outras uvas como Sémillon e Sauvignon Blanc, na produção de vinhos doces, principalmente nas regiões de Barsac e

Sauternes.

Assemblage: mistura de diferentes tipos de uva no processo de produção de um vinho, ao contrário do que ocorre com os varietais, nos quais se utiliza uma única cepa.

AOC: Appellation d’origine contrôlée. As AOCs são onde se encontram os grandes vinhos franceses. O vinho tem que ser da zona especificada no rótulo e obedecer as especificações, na forma de lei, para cada região (limite de produção por hectare, uvas que podem ser cultivadas, métodos de vinificação).

Champagne

Remuage: etapa importante na produção de espumantes pelo método tradicional (champenoise) que consiste em promover a sedimentação das leveduras mortas (borras) através da colocação da garrafa em posição levemente inclinada com o gargalo para baixo e promovendo giros de 90 graus facilitando assim o depósito dos sedimentos para posterior retirada: o degorgement

Método Champenoise

É uma forma de processar vinhos espumantes realizando a segunda fermentação na própria garrafa, o método consiste principalmente numa dupla fermentação do mosto, primeiro em tanques, e o segundo nas garrafas, em adega, fazendo o remuage (rotação das garrafas) regularmente. A primeira fermentação, chamada fermentação alcoólica é idêntica à a que sofrem os vinhos comuns(ou seja não efervescentes). O vinho básico geralmente é vinificado em tanques mas alguns produtores preferem fazer a vinificação em barris de carvalho;

No início do ano (que segue a colheita),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com