TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trocas Gasosas E Conteúdo De Carboidratos E Compostos Nitrogenados Em Pinhão-manso Irrigado Com águas Residuária E Salina.

Exames: Trocas Gasosas E Conteúdo De Carboidratos E Compostos Nitrogenados Em Pinhão-manso Irrigado Com águas Residuária E Salina.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

Este estudo reflete o aprimoramento do uso correto da água, pois seus dados confirmam a importância de uma água de qualidade, para se obter produção máxima na cultura do pinhão-manso (Jatropha curcas) irrigado com águas residuária e salina. O pinhão-manso (Jatropha curcas) tem grande importância, pois suas sementes possuem óleo que é utilizado na fabricação de bicombustível, e também por ser uma planta de grande rusticidade e adaptada a regiões semiáridas, com isso essa pesquisa se baseia na possibilidade de aproveitar ao Maximo dessa rusticidade da planta, usando águas que seriam descartadas para outro tipo de cultura inclusive no consumo de animais.

Este experimento foi realizado em uma casa de vegetação na Universidade Federal de Campina Grande, PB e foi conduzido com quatro tratamentos e quatro repetições, uma planta por parcela. Cultivaram-se as plantas em recipientes de plástico de 200 litros. Para que se determinassem as substâncias químicas e bioquímicas, utilizaram-se os limbos foliares de folhas normais e sadias e coletando-se quatro folhas por planta. Após a coleta, congelaram imediatamente as folhas em nitrogênio liquido e em seguida secaram. As determinações de sódio (Na) e Potássio (K) foram feitas com as amostras secas em estufa de circulação a 60ºC por 72 horas. As amostras foliares foram submetidas à extração em água deionizada fervente, por uma hora em tubos fechados. A determinação dos açucares solúveis totais, foi realizada a partir de extração de folhas previamente liofilizadas. Para determinarem o amido fizeram duas extrações do material liofilizado. Na determinação da sacarose o material liofilizado foi homogeneizado e mantido em agitação por 30 minutos. Para a determinação de açucares redutores foi feito pela diferença entre o teor de sacarose e os teores de açucares solúveis livres e para os carboidratos totais não estruturais foi por meio da somatória dos açucares solúveis totais mais o amido. Para as determinações de aminoácidos livres, nitrato e amônio realizaram-se após a extração com água deionizada a 100ºC.

Quando o pinhão manso (planta) é exposto a severas condições de estresse salino com irrigação plena e deficitária com águas residuárias de esgoto tratado acaba por apresentar uma queda na área foliar e na massa de folhas secas que acaba por ser significativa quando comparadas ao controle. E a concentração intracelular de CO2 acabou apresentando um comportamento inverso, no tratamento R50 o valor de CO2 acabou sendo superior e nos tratamentos R100 e SAL os valores chegar a ser quatro vezes menores. Assim o R50 sofreu efeitos diferentes dos apresentados por R100 e SAL quanto à troca de CO2 e a eficiência de carboxilação, os valores muito baixos da eficiência de carboxilação instantânea (apresentados por R50) evidenciam que ocorreu limitações estomáticas e não estomáticas na assimilação fotossintética de CO2, sendo comum em longos períodos de falta de água. As relações da eficiência de carboxilação instantânea dos R100 e SAL e superiores ás do controle, mostrando que foi conseqüência da restrição estomática, assim a restrição da água pelo R50 causou danos bioquímicos no aparato fotossintético. As plantas de pinhão-manso possuem um mecanismo capacitado para restrição de perda de água pelos estômatos. O tratamento SAL, claramente, causou estresse salino, evidenciado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com