TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tático e Operacional

Seminário: Tático e Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Seminário  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

O que é gerado nos níveis Tático e Operacional, considerando que no nível Estratégico é formulado o planejamento da produção que origina o plano de produção?

O nível Tático é aonde é aplicado o que foi formulado no nível Estratégico, ou seja, o nível Tático é responsável por fazer a aplicabilidade do nível Estratégico. Já o nível Operacional executa tudo o que foi planejado no nível Estratégico.

.

O PCP (Planejamento e Controle da Produção) tem característica a sua complexidade no processo de tomada de decisões por manter uma relação com as funções vitais da empresa e utilizar os recursos de informações, transformando-os em uma sequencia de operações dentro do processo de produção. Cada controle podem ser simplificados de acordo com o processo produtivo de cada empresa, mas as dificuldades são independentes.

Um PCP eficiente pode ganhar um tempo significativo fazendo-se uma programação confiável com sequenciamento correto de produção, controlando-se para que tudo aconteça de acordo com o planejado.

As atividades do Planejamento e Controle da Produção são exercidas em três níveis hierárquicos:

Nível Estratégico: em que são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da organização; o PCP participa da formulação do Planejamento Estratégico da Produção, gerando um plano de produção.

Nível Tático: em que são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção; o PCP desenvolve o Planejamento Mestre da Produção, obtendo o Plano Mestre da Produção (PMP). O PMP é um documento que diz quais itens serão produzidos e quando cada um será produzido, em determinado período. Geralmente este período cobre algumas poucas semanas, podendo chegar de seis meses a um ano.

Nível Operacional: em que são preparados os programas de curto prazo de produção nos quais são preparados os controles do programa o PCP prepara a programação da produção administrando estoques, sequenciado, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção.

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível Definição Atividade que exerce Participação no processo produtivo

Estratégico Longo prazo Formulação do Planejamento Estratégico da Produção. Prevê a estimativa de vendas para cada tipo e quantidades de produtos que se espera vender.

Tático Médio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com