TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnica de segurança do esforço

Tese: Técnica de segurança do esforço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Engenharia de Segurança do Trabalho

Turma/Data: Julho de 2014

Disciplina: EST-1 Ergonomia

Discente: Luís Paulo Alves Portugal

ATIVIDADE II:

Com base no ambiente de trabalho da Kátia, descreva os problemas que podem ser identificados, e as proposições de solução, numa lógica ergonômica.

Neste Estudo de Caso vimos Kátia como uma funcionária de uma grande empresa e com uma longa carreira. Kátia tem como “Tarefa” a responsabilidade do atendimento aos clientes, contudo identificamos como primeiro problema nas atividades reais, o fato dela ser a “verdadeira faz tudo” e acumulou mais de 10 atividades de setores diferentes sob sua responsabilidade, sendo que em determinado período do ano a frequência de algumas atividades são enormes, por conta das datas comemorativas.

Do ponto de vista ergonômico este acumulo exagerado vai de encontro a uma premissa da ergonomia de conceber um sistema de trabalho que favoreça o desenvolvimento das competências do profissional, bem como conciliar o bem está do trabalhador, sua segurança ocupacional e de trabalho. No caso em questão é nítido que Katia não consegue sequer terminar uma atividade e já começa outra. Este primeiro problema é de falta total de planejamento das atividades que a empresa possui, bem como a divisão do trabalho condizente com o numero de empregados. Nessa análise ergonômica este problema está relacionado a organização do trabalho, nos itens que trata de uma elevada pressão temporal por produção e acúmulos de atribuições e funções.

Para tanto, nas situações supracitadas devemos com base na organização dos processos produtivos, considerar o trabalhador e a empresa. Mesmo trabalhadores com experiências não deve acumular funções além de sua capacidade. É preciso então distribuir as tarefas, com critérios de qualidade, tipo e aprendizagem, entendendo as necessidades e limitações do corpo.

Outro problema diagnosticado é a elevação da troca de mercadoria no inicio do mês e as dúvidas dos clientes. Para esta situação a empresa também deve ter em seu planejamento estratégico das Tarefas treinamento de Equipe com situações especificas como a apresentada e este treinamento pode ser via consultoria especializada em logística e organização de cadeia de venda e/ou produção.

O aumento da Equipe com contratação de temporários contribui nos afazeres das atividades, contudo se novamente, suas atividades não estiverem dentro de um organograma da empresa, pode ocorrer ociosidade e má prestação do serviços uma vez que este profissional ainda é um aprendiz. A empresa então deve ter alguém contratado especificamente com a finalidade de auxiliar os novos contratados.

Para o período noturno, mesmo com mais três funcionário que colabora fica evidente que não padronização das atividades e cada um faz a mesma coisa de forma diferente.

Outro problema pior, segundo Kátia, são as condições de trabalho: Ela elenca que o balcão de atendimento é muito baixo para a sua estatura. É sabido que para solucionar este problema deve-se considerar o biótipo do trabalhador e as medidas com base em pesquisa e levantamento das alturas recomendadas, evitando problemas de saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com