TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Recrutmento E Seleção

Dissertações: Técnicas De Recrutmento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.786 Palavras (12 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 12

DESCRIÇÃO E ORIENTAÇÃO DAS ETAPAS

Têm-se as seguintes documentações referentes a esta etapa:

01 - Início: Inicia-se com a necessidade de preenchimento da vaga.

02 - Existência de Vaga em aberto para preenchimento: A Gerência deverá fazer o levantamento das vagas em abe e suas características, como: cargo, quantidade, sexo, experiência, escolaridade, idiomas habilidades técnicas, habilidades comportamentais, horários de trabalho, período entre outras necessárias.

03 - Encaminhar solicitação de aprovação à diretoria: De posse das informações da etapa anterior deverá preencher a SOLICITAÇÃO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL. A solicitação deverá ser encaminhada tanto por e-mail ou outros meios, mas sem resposta não poderá prosseguir.

04 - Aprovado? A diretoria ou a quem designar para aprovação avaliará e aprovará (sim) ou indeferirá o pedido (não). Quando o pedido for indeferido a medida seria uma nova tentativa de acordo com as novas exigências, ou seja, seria uma nova solicitação, readequada às necessidades da diretoria.

05 - Encaminhar a solicitação aprovada ao departamento de Recursos Humanos: Supondo que esteja aprovada a SOLICITAÇÃO a gerência deverá encaminhar o documento para o departamento de Recursos Humanos (R.H.).

06 - Recursos Humanos realiza Recrutamento: R.H. realiza o anúncio da vaga para seguir as próximas etapas em tempo hábil.

Após esta primeira etapa é necessário que as próximas etapas sejam complacentes com um modelo de Gestão de Pessoas adotado pela empresa para que haja continuidade e convergência nos interesses de colaboradores e empresa rumo aos interesses e objetivos de ambos os lados.

Modelo de Ficha de Recrutamento

FICHA DE RECRUTAMENTO DE CANDIDATO

CANDIDATO (A): VAGA DE:

ENDEREÇO: BAIRRO:

CIDADE: CEP: FONE:

3 ÚLTIMOS EMPREGOS:

01. EMPRESA:

PENÚLTIMO SALÁRIO: ÚLTIMO SALÁRIO: PRETENSÃO SALARIAL:

02. EMPRESA:

ADMISSÃO: DEMISSÃO: MOTIVO:

PENÚLTIMO SALÁRIO: ÚLTIMO SALÁRIO: PRETENSÃO SALARIAL:

03. EMPRESA:

ENDEREÇO COMPLETO:

TELEFONE: CONTATO: DEPTO.:

ADMISSÃO: DEMISSÃO: MOTIVO:

PENÚLTIMO SALÁRIO: ÚLTIMO SALÁRIO: PRETENSÃO SALARIAL:

OBSERVAÇÕES GERAIS:

(LOCAL E DATA) ASSINATURA DO CANDIDATO

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 113-127.

RECRUTAMENTO

De um modo genérico, poder-se-á dizer que o Recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

Pode-se ainda dizer que Recrutamento é um conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma organização.

É a atividade que antecede a seleção.

SELEÇÃO

O recrutamento termina a partir do momento em que se decide não aceitar mais, candidatos para o lugar, iniciando-se então o processo de Seleção, que pode ser definida Como: O processo de escolher o melhor candidato para o cargo, pode ainda dizer-se que Seleção: é o processo pelo qual uma organização escolhe, de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as actuais condições do mercado...

Como anda o mercado de trabalho? O que e mercado de trabalho? Por que e tão importante manter-se informado sobre ele? O que ele tem a ver com a escolha profissional? Afinal, como anda o mercado de trabalho em tempo de desemprego? Mercado de trabalho e a relação entre a oferta de trabalho de trabalho e a procura de trabalho, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provam o surgimento e as condições dessa relação. Ficar atento ao mercado de trabalho e fundamental para quem esta pretendendo investir em uma profissão, em uma carreira. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão, ´´mercado de trabalho``. A rapidez com que o mundo caminha e tal que parece impossível acompanhar todas as mudanças no mercado. Independentemente da profissão que você escolher, e importante que saiba que hoje em dia o profissional com chance de sobressair e aquele que se mantem atualizado através de leitura de livros, jornais e revistas (cultura geral), que saiba informática, estude línguas inglesa e espanhola, seja uma pessoa dinâmica e aberta ao aprendizado. Esta e a base para um futuro promissor. O desemprego, a crise econômica atinge a muitos, no entanto, quantas pessoas você conhece que estão empregadas, tendo sucesso em suas profissões, ganhando dinheiro e reconhecimento? Provavelmente conhece varias. Isso ocorre porque essas pessoas não deixaram de acreditar que são capazes, não perderam as esperanças e continuaram investindo. Nem todos os que estão desempregados não investiram em si próprios. E claro que a crise esta ai e não da para ignora-la, mas o que não pode acontecer e desistir. Com as falências e fechamentos de empresas, trabalhadores ficaram desempregados. Muitos ainda estão assim, outros foram à luta e conseguiram, apesar das dificuldades, descobrir novos mercados. A criatividade, aliada a ação, resultou em emprego. Isso e possível! Então, você que pretende entre na faculdade ou escolher uma profissão, lembre-se que a formula do sucesso e: atualização, informação, criatividade e dinamismo. Resumindo, e saber utilizar na vida ´´ real `` toda a teoria que aprender.

"MERCADO DE RECURSOS HUMANOS"

Refere-se ao conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, habilitadas, isto é, que possuem conhecimentos e capacidades necessárias ao cargo. O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam, de forma que apresentem vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com