TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de remediação dos ateros e lixões

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

MORRYS MARDEN R. DE MORAES PRETO

O MEIO AMBIENTE CONTRA A DESORDEM DOS ATERROS

GURUPI

2015

1 INTRODUÇÃO

        A criação da vida humana e o progresso de suas ações estão ligados ao surgimento de resíduos sólidos originados das atividades do ser humano. Mas, o aumento contínuo do número populacional nas cidades interligadas ao costume de consumir exageradamente exigindo que a sociedade produza uma maior quantidade de alimentos e utilize a materiais para gerar resíduos sólidos, o que os Governos não se preocupam e também não faz um acompanhamento e uma análise de estudos para acabar com tal situação trágica.

        Apesar de isso ser um problema global, as consequências ruins dessa grande quantidade de produção de lixo podem ser mais percebidas nos países mais ricos, visto que esses países produzem em grande escala os resíduos sólido, mas também, são os maiores controladores da poluição desse lixo, incluindo o lado econômico e governamental, levando o grau tecnológico avançado para sanar o problema, afinal a preservação do ecossistema vem sempre em primeiro lugar. Já no Brasil, o maior impacto ambiental oruindo de ações humanas, é o depósito de resíduos sólidos, de maneira errada e em local errado, colocando em risco a vida e saúde da população, da vegetação e dos animais.

        Esses resíduos causam poluição na água, no solo e no ar, além de proliferar doenças, podendo levar até a morte. Um fato muito preocupante é os lixões que se localizam a céu aberto, geralmente encontrado em locais que residem uma sociedade considerada baixa renda.

Os impactos ambientais com potenciais elevados resultam principalmente em como se deposita os resíduos sólidos, visto que geralmente não tem um local adequado para depositar esses lixos, obrigando a população ter que sofrer as consequências. Com base em estudos, foi desenvolvido o presente artigo, o qual visa caracterizar esta etapa, do qual este presente artigo tem como objetivo:

  1. Evidenciar os pontos negativos da gestão ambiental referentes a aterros e lixões;
  2. Elaborar uma estimativa de impactos que atingem a sociedade, originado da forma inadequada de depósito de resíduos; e
  3. Recomendar alguns meios para sanar ou diminuir os problemas causados pelos lixões e aterros.

2 DESENVOLVIMENTO

  1. MODIFICAÇÃO Dos RECURSOS naturais

        Um líquido que tem capacidade de poluir, com coloração escura e cheiro muito forte com odor que causa náuseas, oruindo de decomposição de resíduos orgânicos, esse líquido é mais conhecido como chorume, que é gerado pelo processo de destruição da matéria orgânica, principal causa de poluição. Se atingir as formações geológicas que armazenam águas subterrâneas, poluirá poços ou rios e lagos, causando doenças.         Vale lembrar que resíduos sólidos têm componentes químicos que provocados por chuvas e atingir a água superficial e subterrânea por meio de através de vazamentos superficiais e infiltrações no solo.

        A modificação da qualidade do solo demonstra habitualidade de maneira negativa, tal modificação está relacionada a meios precários que existem em áreas que colaboram com a poluição do solo.         Os componentes poluentes, como por exemplo, alguns metais e itens orgânicos considerados tóxicos, podem associar de forma direta ao solo sem precisar de essencial a composição de líquidos lixiviados. O solo acolhe e subtrai componentes dos metais pesados originados de lixo, sendo assim, é formado de maneira que inserça alguns poluentes no meio ambiente.

Os impactos principais criados apartir do depósito de forma inadequada de resíduos sólidos, modificam a qualidade do ar e estão ligadis ao ato de produzir gases considerados poluentes. O progresso na decomposição de resíduos sólidos ocasionados pela ação de microorganismos, produzindo um biogás que é compõe nitrogênio, dióxido de carbono, metado e hirogênio, entre outros.

        O metado é um gás perigosíssimo e inflamável, e quando se junta com o ar, produz uma mistura altamente explosiva, sendo assim, a conhecida combustão encontrada em lixos de aterros localizados a céu aberto. E vale lembrar que o metano, além de ser explosivo facilita o aumento do efeito estufa.

  1. tÉCNICAS DE REMEDIAÇÃO        

        Para conseguir determinar uma técnica de remediação mais eficaz e adequada, é preciso realizar anteriormente um estudo com riqueza de detalhes no território que necessita de avaliação, levando em consideração as condições em que se encontra o local e especialmente o grau de comprometimento que está o ambiente, do qual este estudo deve ter dados relevantes e analises do estado da água, solo e se possível até mesmo do ar.

        As técnicas de remediações consistem no processo complicado que pode ser removido cerca de 40 itens que podem contaminar o solo. Nesse processo, de início deve fazer um destaque das características e da situação do meio ambiente por um todo, elaborar um mapa da área, com o intuito de delimitar a área mais escassa. Posteriormente, deve ser feito uma descrição da técnica escolhida para remover, e após passar para a fase de penetrar gases ou líquidos e absorver alguns componentes, relevando as particularidades do território e do espaço ocupado que deve ser feita a remoção. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (68.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com