TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Especiais

Exames: Tópicos Especiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 4

Tópicos Especiais

Ciências Contábeis – Pólo São Carlos

Fernando Robim Peaguda – 14975

10/11/2013

Questões:

1. Quais são as principais diferenças entre o custeio por absorção e o custeio variável?

R:

Custeio por Absorção Custeio Variável

Todos os custos de fabricação são considerados como custo do produto. Apenas os custos variáveis são considerados

O resultado varia em função da produção O resultado varia somente em função das vendas

É necessário utilizar métodos de rateio, muitas vezes arbitrários, para atribuir os custos fixos aos produtos. Não se utiliza métodos de rateio, os custos fixos são considerados como despesa e não como custo do produto.

É possível estabelecer o custo total unitário dos produtos. Há um custo unitário parcial, pois considera os custos variáveis.

Não identifica a margem de contribuição. Identifica a margem de contribuição unitária e global.

Importante para decisões de longo prazo Importante para decisões de curto prazo.

2. Sob quais circunstâncias o lucro operacional e o estoque são iguais tanto no custeio variável quanto no custeio por absorção? Quando o lucro operacional e o estoque no custeio variável são menores? Quando são maiores?

R: Quando o estoque for igual a zero o lucro operacional e o estoque serão iguais em ambos os tipos de custeio. Quando meu volume de produção não for vendido no total durante o exercício. Quando houver estoque de passagem (quando há saldo de estoque de um exercício para o outro), pois os custos fixos foram reconhecidos no exercício anterior (custeio variável), já no custeio por absorção os custos fixos estão no estoque e serão reconhecidos no resultado quando ocorrer à venda.

3. Quais são as vantagens do custeio variável? Quais são as críticas que podem ser feitas a ele?

R: O custo dos produtos são mensuráveis objetivamente, o lucro líquido não é afetado por mudanças de aumento ou diminuição de inventários, os dados necessários para análise das relações custo - volume - lucro são rapidamente obtidos do sistema de informação contábil, facilidade no entendimento do custeio dos produtos, custeamento variável totalmente integrado com o custo padrão e orçamento flexível, mais clareza no planejamento do lucro e tomada de decisão, margem de contribuição imediata, a geração de informações para a administração, quando se deseja saber, com segurança, quais produtos, linhas de produtos, departamento, território de vendas, clientes e outros segmentos (ou objetivos) que são lucrativos e onde a contabilidade de custos deseja investigar os efeitos inter-relacionados das mudanças ocorridas nas quantidades produzidas e vendidas, nos preços e nos custos de despesas, os custos periódicos não se misturam nos estoques de produtos fabricados e em andamento e é facilmente ligado aos demais sistemas de custos. A exclusão dos custos fixos indiretos para valoração dos estoques causa a subavaliação, fere os princípios contábeis e altera o resultado do período, na prática, a separação de custos fixos e variáveis não é tão clara como parece, pois existem custos semi-variáveis e semi-fixos, podendo no custeamento direto incorrerem problemas semelhantes de identificação dos elementos do custeio, o custeamento direto é um conceito de custeamento e análise de custos para decisões de curto prazo, mas subestima os custos fixos, que são ligados à capacidade de produção e de planejamento de longo prazo, podendo trazer problemas de continuidade para a empresa, as informações do custeio variável são bem aplicadas em problema cujas soluções são de curto alcance no tempo. Para obter as soluções se longo prazo, normalmente as informações do custeio variável não são recomendadas, o trabalho de análise das despesas e custos em fixos e variáveis é dispendioso e demorado. Sempre deverão ser feitos estudos de custos x benefícios e os resultados do custeio variável não são aceitos para a preparação de demonstrações contábeis de uso externo.

4. Como uma companhia que utiliza o custeio por absorção pode ter seu lucro alterado sem alteração no volume de vendas?

R: A companhia que utiliza o custeio por absorção terá seu lucro alterado, mesmo não tendo alteração no volume de vendas no momento em que ela aumentar sua produção, segue abaixo exemplos para melhor entendimento:

Produção: 1.000 unidades totalmente acabadas

Custos 32.000

Despesas 10.000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com