TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Ensaios: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  4.300 Palavras (18 Páginas)  •  1.151 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

As pessoas são diferentes, como diferentes são as suas culturas.

As pessoas vivem de modos diferentes e as civilizações também diferem.

As pessoas falam em várias línguas.

As pessoas são guiadas por diversas religiões.

As pessoas nascem com cores diferentes e muitas tradições influenciam sua vida,

com cores e sombras variadas.

As pessoas vestem-se de modos diferentes e adaptam-se

ao seu ambiente de forma diferente.

As pessoas exprimem-se de formas diferentes.

A música, literatura e a arte refletem estilos diferentes.

Mas, apesar dessas diferenças,

todas as pessoas têm em comum um atributo simples:

são seres humanos, nada mais, nada menos.

Shirin Ebadi, Prêmio Nobel da Paz de 2003.

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da inclusão de alunos com necessidades especiais, tais como deficiências, condutas típicas e altas habilidades; bem como analisar de que forma a escola, em especial, os profissionais de supervisão, orientação e inspeção escolar devem agir nessa situação. Este estudo se mostra relevante, pois, atualmente, os alunos com necessidades especiais são esquecidos, desvalorizados, ou até mesmo abandonados. Isso ocorre devido à falta de estrutura das escolas para receber esses alunos e à falta de qualificação dos educadores para trabalhar com essas necessidades. Mas preparados ou não, escolas e professores estão tendo que lidar com esses alunos especiais. Sendo assim, é preciso estabelecer um modelo de inclusão nas escolas para que os alunos com necessidades especiais resgatem sua autoestima, sintam-se acolhidos e façam parte do processo de aprendizagem. Para atingir o objetivo proposto será realizada uma pesquisa exploratória através de levantamento bibliográfico e de textos de sites da internet.

Palavras-Chave: Educação Inclusiva, Necessidades Especiais, Aluno, Educadores.

ABSTRACT: This paper aims to demonstrate the importance of including students with special needs such as disabilities, behavior typical and high skills, and analyze how the school, in particular the professionals of supervision, guidance and school inspection should act in this situation. This study is relevant because, currently, students with special needs are overlooked, undervalued, or even abandoned. This is due to lack of structure of schools to welcome these students and the lack of qualification of teachers to work with these needs. But ready or not, schools and teachers are having to deal with these special students. Therefore, we must establish a model of inclusion in schools for students with special needs rescue her self-esteem, feel welcomed and part of the learning process. To reach that goal will be accomplished through an exploratory research literature and texts of Internet sites.

Key words: Inclusive Education, Special Needs, Student, Educators.

1 INTRODUÇÃO

Exclusão social significa impedir que alguém tenha acesso às oportunidades que deveriam ser direito de todos. Aquele que é vítima da exclusão social é privado de exercer plenamente sua cidadania. A exclusão social pode se apresentar em todos os setores da sociedade, mas, sem dúvidas o educacional é um dos mais relevantes, tendo em vista os reflexos que produz. Um indivíduo privado de educação, provavelmente, não terá forças para exercer sua cidadania nos demais setores. Identificada a exclusão social é dever do setor responsável elaborar estratégias para reverter a situação. O presente artigo irá analisar, especificamente, a inclusão escolar.

A inclusão escolar é assunto debatido em todo o mundo atualmente, mas a discussão não surgiu agora. Há algum tempo, a sociedade reconhece a importância de incluir estes alunos com necessidades especiais e vêm elaborando propostas e políticas públicas visando tal objetivo.

A inclusão é um tema bastante amplo, pois ela não restringe apenas os portadores de necessidades especiais. Os excluídos no Brasil são muitos e as exclusões vão desde questões raciais até as sociais. São esses alunos, as principais vítimas do “fracasso escolar”, fenômeno diretamente ligado a exclusão escolar. É preciso abandonar o modelo de integração vigente que apenas garante vagas nas escolas para os portadores de necessidades especiais, e passar a adotar o modelo inclusivo que garante a aprendizagem e promova a inclusão de fato.

As propostas de educação inclusiva baseiam-se no pressuposto de que as pessoas beneficiam-se, adquirem conhecimento e oportunidades a partir do convívio com a diversidade. E não há ambiente melhor do que a escola para se aprender a conviver com a diversidade. Entretanto, os obstáculos enfrentados para a efetivação destas propostas são inúmeros e em um país tão grande, com culturas tão variadas e tão desiguais como o nosso os desafios são ainda maiores e mais difíceis de serem superados.

2 NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Nesse ponto, analisaremos, de forma mais detalhada, as necessidades educativas especiais, expondo algumas medidas que podem ser adotadas para efetivar a inclusão. A inclusão de alunos portadores de necessidades especiais é prevista pela Declaração de Salamanca proclamada em 1994 que assim estabelece:

Cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades que lhes são próprias; se o direito à educação significa algo, os sistemas educativos devem ser desenhados e os programas, desenvolvidos, de modo a ter em conta toda a gama destas diferentes características e necessidades. (..) As escolas hão de acolher a todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingüísticas ou outras. Devem acolher as crianças com incapacidades e bem dotados, crianças que vivem na rua e que trabalham, crianças de povoados remotos ou nômades, crianças de minorias lingüísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos ou zonas desfavorecidas ou marginalizadas… Devem reconhecer as diferentes necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com