TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Especiais De Adm.

Trabalho Universitário: Tópicos Especiais De Adm.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2013  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  6.815 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO DE TÓPICOS ESPECIAIS DE ADMINISTRAÇÃO

TURMA TUTELADA

1º)QUESTÃO: (ENADE 2009) Cada uma das teorias administrativas surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época.

Sobre as Teorias de Administração, considere as afirmativas a seguir:

I. A Teoria da Burocracia de Weber procurou utilizar métodos quantitativos na busca de soluções para problemas complexos.

II. A Visão Sistêmica da Administração considerou a organização como um sistema fechado, sem necessidade de interação com o ambiente, o qual é estável e previsível.

III. A Escola das Relações Humanas apresentou a existência da organização informal e das necessidades sociais das pessoas na organização.

IV. A Administração Científica de Taylor buscou aumentar a eficiência operacional das empresas por meio da de desperdícios e da divisão do trabalho.

Estão CORRETAS somente as afirmativas

a. II e IV.

b. II, III e IV.

c. I, II e IV.

d. III e IV.

e. I, III e IV.

JUSTIFICATIVA

Resposta correta D, sendo as afirmativas III e IV corretas, a afirmativa I está incorreta, pois a Teoria da Burocracia é utilizados métodos qualitativos por distribuir lei e exigir que essas segam padronizadas e adaptadas na organização, já a afirmativa II está incorreta ao citar a Visão Sistêmica sem necessidade de interação com o ambiente, sendo essa visão um pensamento antes de uma tomada de decisão, analisar o ambiente todo eu o que posteriormente pode acarretar ao decidir por algo.

2º)QUESTÃO: (ENADE 2009) A Camurati S.A. é uma empresa de médio porte que produz rolos de filmes plásticos que serão utilizados como embalagens. Seus clientes são grandes empresas alimentícias, e seus fornecedores são grandes empresas petroquímicas. O produto da Camurati S.A. é altamente padronizado, a concorrência é intensa e a competição se dá unicamente por preço.

Qual das seguintes alternativas descreve a situação competitiva para a Camurati S.A.?

a. A rivalidade entre as empresas do setor é baixa, e, por isso, a situação da empresa no longo prazo é estável.

b. Existe uma elevada diferenciação dos produtos da empresa, e, devido a isso, apresenta uma vantagem competitiva perante os concorrentes.

c. Existe uma elevada homogeneidade entre as empresas do setor, e, por isso, necessita ser operacionalmente eficiente ou ter economias de escala.

d. Possui um grande poder de barganha perante seus fornecedores, e, em consequência, consegue comprar a mercadoria a custos inferiores aos dos seus concorrentes.

e. Tem grande poder de barganha com seus clientes, e, por isso, consegue vender a mercadoria a preços superiores aos de seus concorrentes.

JUSTIFICATIVA

Resposta correta C, pois a Camurati tem uma concorrência, a não ser por um diferencial competitivo, como ter economias de escala para assim apresentar um preço menor que os demais ou ser o mais eficiente, seja no prazo de entrega, no atendimento agilizado.

3º)QUESTÃO: (ENADE 2009) De acordo com uma visão conservadora dos negócios, em tempos de crise não se podem fazer apostas arriscadas. É preciso proteger as posições estabelecidas, cortar custos desnecessários e esperar o mercado se restabelecer. Para enfrentar a crise econômica mundial, a presidência da rede de hotéis Tucuman, adotando uma postura conservadora, decidiu fazer alguns cortes no orçamento de marketing para o próximo ano. A fim de racionalizar seus investimentos e buscar a sustentabilidade futura dos seus negócios, o presidente do grupo determinou que o diretor de marketing priorizasse as unidades mais importantes e cortasse os investimentos nas menos expressivas para a estratégia da rede. Entre os funcionários, existe o temor de que uma política agressiva de redução de custo implique demissões em massa.

Com base na análise do portfólio de negócios do Grupo Tucuman, utilizando a matriz BCG representada na figura, que decisões de investimento deve tomar o diretor de marketing para cada unidade hoteleira, a fim de seguir as diretrizes da presidência?

Matriz BCG do Grupo Empresarial Tucuman

JUSTIFICATIVA

Nas unidades hoteleiras A e C mostra que tem maior potencial para crescer, por isso deve ter prioridade para os investimentos. Na unidade F é uma área de incerteza para investimos e pode colocar a empresa em um grande risco futuramente por ser uma unidade praticamente desconhecida. A unidade B não há necessidades de muitos investimentos, pois há uma participação mais ativa e de crescimento lento. As unidades D e E não há motivos para investimos, pois tem baixa participação no mercado e pouco crescimento.

4º)QUESTÃO: Leia o texto abaixo:

05/04/2012 - 14h12

Após Banco do Brasil, Caixa também vai anunciar cortes de juros.

Do UOL, em São Paulo.

A Caixa Econômica Federal vai anunciar na próxima segunda-feira (9) um pacote de corte de juros em várias linhas de crédito, anunciou o banco estatal.

O aviso acontece um dia após o também estatal Banco do Brasil ter anunciado um programa com o mesmo objetivo, cortando taxas em linhas para empresas e para pessoas físicas.

Com essas medidas, os bancos públicos tentam "estimular" cortes de juros em todo o sistema financeiro.

Banco do Brasil derruba juros

O Banco do Brasil anunciou nesta quarta-feira (4) um conjunto de medidas para reduzir as taxas de juros das principais linhas de crédito para pessoas físicas e micro e pequenas empresas.

Para financiamento de bens e serviços de consumo --por exemplo, eletrônicos, computador, materiais de construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com