TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ulcera Por Pressao

Trabalho Escolar: Ulcera Por Pressao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da assistência de enfermagem na prevenção da úlcera por pressão no paciente hospitalizado

A úlcera por pressão (UP) pode acometer varias complicações em pacientes hospitalizados, apesar do empenho da equipe de enfermagem em preveni-las.

A úlcera por pressão é definida como uma lesão localizada na pele, tecido, músculo e ate osso, causada por pressão intensa ou continua, levando à diminuição da circulação sanguínea e consequentemente à morte e necrose da pele. São vários os fatores que colaboram para a formação dessas lesões sendo os principais causadores as imobilizações, a dependência parcial ou total da locomoção, a idade avançada, a nutrição (deficiência de vitaminas), a umidade, o edema e traumatismos.

O enfermeiro deve procurar voltar a sua atenção, de modo especial, para os pacientes com predisposição a ter esse tipo de complicação. A equipe de enfermagem deve ter competência profissional para identificar, minimizar ou sanar os fatores de risco para as úlceras de pressão, pois o enfoque preventivo deve nortear a pratica da assistência de enfermagem.

A úlcera de pressão não é de responsabilidade apenas da enfermagem, mas também devido a outros fatores múltiplos ou à multicausalidade da sua ocorrência, que vão alem do cuidado de enfermagem, ou seja, a ocorrência da UP envolve uma serie de fatores que precisam ser conhecidos pela equipe de enfermagem e evitados, quando possível.

O conhecimento do profissional que presta cuidados é primordial porque a UP não ocorre apenas por um determinado fator de risco, mas pela relação dos diversos fatores de risco inerentes ao paciente.

A assistência de enfermagem é realizada em equipe, cabendo ao enfermeiro os cuidados de maior complexidade técnica, assim como o cuidado de enfermagem ao paciente hospitalizado. A maioria das úlceras por pressão é possível de prevenção por meios de cuidados adequados ao paciente, da orientação e educação.

A prevenção da UP em pacientes hospitalizados constata-se que as ações de enfermagem para a prevenção são: mudança de decúbito a cada 2 horas, higiene, troca de fraldas constante e hidratação da pele.

Diante dos fatores de risco para UP e da necessidade de conhecimento cientifico, é necessário que o enfermeiro busque continuamente informações atualizadas para a prevenção de UP em pacientes hospitalizados.

A elaboração e aplicação de protocolos de avaliação do risco em desenvolver UP e de protocolos de atuação terapêutica, contribuem para a melhora da qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores, permitindo aperfeiçoar os cuidados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com