TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ulceras De Decubito

Casos: Ulceras De Decubito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  2.585 Palavras (11 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

Ulcera de pressão oude decúbito e definida como qualquer lesão causada por uma pressão não aliviada, cisalhamento ou fricção que podem resultar em morte tecidual, sendo frequentemente localizada na região das proeminências ósseas, que além de ocasionar dano tissular, pode provocar inúmeras complicações e agravar o estado clínico de pessoas com restrição na mobilização do corpo (Medeiros et al.2009).

De acordo com Louro et al (2007) a Organização Mundial de Saúde (OMS) utiliza a incidência e a prevalência das ulceras de pressão ou decúbito como um dos indicadores para determinar a qualidade dos cuidados prestados.

Existe determinadas circunstâncias no ambiente hospitalar que favorecem o aparecimento de infecções cutâneas. Dentre estas, se destaca o paciente acamado em que há compressão dos tecidos moles contra proeminências ósseas, levando a um processo de necrose tecidual, formando a úlcera de pressão ou de decúbito. Elas constituem um importante problema com os quais profissionais da saúde frequentemente se deparam. Custam e afetam milhões de pacientes, nos lares, nos centros de saúde, nas instituições hospitalares e, em particular, nas unidades de terapia intensiva. De acordo com os dados epidemiológicos publicados, a taxa de incidência e prevalência destas lesões é maior nas UTI. Cerca de 95% das ulceras de pressão são evitáveis, pelo que se torna imprescindível utilizar todos os meios disponíveis para realizar uma eficaz prevenção e tratamento das ulceras já estabelecidas. Estas preocupações motivaram a criação de um grupo de enfermeiras que durante o ano de 2000 elaborou um protocolo de prevenção e tratamento (Louro et al.,2007).

A pele é uma estrutura indispensável, formando uma barreira entre os órgãos internos e o ambiente externo, participando de muitas funções vitais do organismo. A pele íntegra é a primeira barreira de defesa contra a agressão e a lesão dos tecidos subjacentes. A prevenção de danos à pele é um aspecto muito importante no atendimento aos pacientes, sendo que os indivíduos mais propensos a terem prejuízo na integridade da pele são aqueles confinados ao leito por um longo período, os portadores de disfunção motora ou sensitiva e, ainda, os que apresentam atrofia muscular e redução do coxim entre a pele e o osso. (Medeiros et al.,2009).

Observaram-se recomendações de caráter preventivo instituídas por alguns enfermeiros em sua prática diária na detecção precoce e para evitar o surgimento de úlceras por pressão. As intervenções de enfermagem relacionadas com a prevenção devem abordar aspectos como: cuidados com a integridade da pele, o uso de emolientes para hidratação, utilização de dispositivos para incontinência urinária e reeducação vesical, posicionamento no leito, observação diária da pele do pênis quando usar dispositivo para incontinência urinária, cuidados higiênicos, alimentação rica em vitaminas e proteínas aos primeiros sinais de úlcera por pressão, de acordo com a idade e condição clínica de cada cliente (Medeiros et al;2009).

1.1- Objetivo do Trabalho Acadêmico

O objetivo do presente estudo consiste em descrever os principais métodos de tratamento e prevenção das ulceras de pressão, e a atuação do enfermeiro e sua equipe de enfermagem.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1- Prevenção das úlceras por pressão

A prevenção representa uma das considerações mais importantes na assistência prestada ao paciente. As ulceras de compressão formam-se com uma rapidez alarmante, dentro de duas a quatro horas nos locais onde a pressão é permanente e representam uma complicação séria. As ulceras de pressão são localizadas nas seguintes áreas: sacra, trocânter, isquiático, joellhos, maléolos, calcanhares e cotovelos (Medeiros et al., 2009).

De acordo com Medeiros et al (2009) o primeiro passo para se começar uma prevenção de ulcera de pressão se da, na inspeção detalhada da pele, principalmente dos pontos que sofrem maior pressão. Retirar objetos da cama, para evitar escamação da pele, observar a arrumação da cama, evitando dobras dos lençóis, pra não lesar a pele, manter unhas cortadas, para evitar escoriações na pele, mudança de decúbito com frequências de duas em duas horas é suficiente para evitar as ulceras, e em cada mudança inspecionar a pele, devemos destacar que os colchões infláveis e caixa de ovo não substitui a mudança de decúbito. Os colchões infláveis de ar e o de caixa de ovo reduz a pressão, pois eles permitem uma distribuição uniforme da pressão, proteger as saliências ósseas com coxins e almofadas, atentar para as questões nutricionais do paciente, a massagem e os exercícios estimulam a circulação, facilitando a nutrição celular. Os cuidados com a pele e a higiene do paciente são pontos importantes a serem considerados, trocas de roupa de cama e do paciente, e as fraldas evitando deixar muito molhado.

As escalas de avaliação de risco para úlcera por pressão também são uma tecnologia inovadora e têm apresentado resultados significativos nesta problemática, embora focalizados em experiências locais. A partir de levantamento bibliográfico, foi possível encontrar mais de 40 escalas de risco para úlcera por pressão no mundo. As mais utilizadas nas Américas e na Europa são as escalas de Norton, Gosnell, Braden e Waterlow. Estes instrumentos abordam fatores intrínsecos e extrínsecos aos pacientes relacionados com o desenvolvimento de lesões. Tais aspectos auxiliam o enfermeiro na mensuração do risco e no planejamento de uma assistência direcionada para os fatores de risco de cada paciente (Araújo et al.,2012).

2.1.1- Enfermeiro na prevenção

O enfermeiro possui ações determinantes na prevenção e tratamento das úlceras por pressão. As rotinas de prevenção incluem:

Avaliação do grau de risco com individualização da assistência, como a confecção de um protocolo para prevenção da úlcera por pressão, utilização de escalas de avaliação do grau de risco, como por exemplo, a Escala de Braden adaptada para a língua portuguesa, e outras como as de Norton e Waterlow, quadro demonstrativo enfatizando as áreas suscetíveis à úlcera por pressão, providenciar um colchão de poliuretano (colchão de caixa de ovo) para o paciente, especialmente pacientes em cadeiras de rodas ou acamados, identificar os fatores de risco e direcionar o tratamento preventivo, modificando os cuidados conforme os fatores individuais, mobilização ou mudança de posição de duas em duas horas, bem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com