TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Visão Pratica Da Contabilidade

Trabalho Escolar: Uma Visão Pratica Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  3.431 Palavras (14 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

Introdução 03

Desenvolvimento 03 Questionário para o prestador de serviços contábeis 03 Comentário das respostas do prestador de serviços contábeis 04 Questionário para a empresa 04 Comentário das respostas do administrador 06 Comparação, sobre a visão do profissional contábil e a visão do empresário 07 Características e possíveis melhorias no escritório contábil 07 Características e possíveis melhorias nas questões contábeis administrativas da empresa pesquisada 08 Sugestão de elaboração ou melhoria na missão e visão da empresa 08

Conclusão 08

Referências 10

Introdução

Vamos conhecer o coloquial do prestador de serviços contábeis e o da empresa na sociedade, foram feitas duas entrevistas uma realizada com um técnico em contabilidade e outra numa empresa com o administrador, com as respectivas respostas respondidas. Nosso grupo comentou, comparou, apontou características e sugestão sobre as respostas, no texto veremos a realidade da visão da contabilidade na prática.

Desenvolvimento

Questionário para o prestador de serviços contábeis:

1. Qual a formação do responsável pela contabilidade?

Técnico em contabilidade.

2. Qual o tempo de atuação na profissão?

Aproximadamente trinta anos

3. Porque escolheu a profissão contábil?

Pelo papel e importância que exerce perante a sociedade.

4. Realizou curso de aperfeiçoamento profissional durante o curso de graduação em ciências contábeis?

Pergunta inviável ao técnico de contabilidade

5. Já exercia atividade contábil durante o curso de graduação?

Pergunta inviável ao técnico de contabilidade

6. Qual a importância da profissão contábil na sociedade?

Têm como objeto o patrimônio, principalmente seus aspectos qualitativos e quantitativos, observando suas variações, está diretamente vinculada a diversas áreas da atividade humana, notadamente no campo das ciências administrativas, econômicas e jurídicas, haja vista que seu principal foco é o estudo e controle da riqueza material das pessoas.

7. Qual a relação entre a contabilidade, a administração e o empresário?

A contabilidade atua como instrumento de analise, gerência e decisão. Utiliza-se de suas demonstrações para o planejamento estratégico, informando aos administradores a situação econômica financeira da empresa e ajudando na tomada de decisões. Estes mecanismos são indispensáveis para que o administrador atue com competência na execução da atividade operacional.

8. Como está composto o seu mix de cliente? Qual o percentual de cliente indústrias, comércio ou prestação de serviços?

A maioria das nossas empresas é do comercio com algumas prestações de serviços. Não temos empresa industrial, por se tratar de uma cidade pequena.

9. Quais demonstrações contábeis são entregues mensalmente aos clientes?

Temos um programa de relação de toda a movimentação financeira de cada empresa, como toda a sua movimentação mensal, compras, vendas, receitas e despesas, lucro ou prejuízo, sendo tais repassados aos nossos clientes.

Comentário das respostas do prestador de serviços contábeis:

Podemos observar na entrevista com o profissional contábil, este tem muitos anos de atuação na área, reconhece a importância da profissão perante a sociedade o motivo o qual escolheu trabalhar na área, com a formação em técnico em contabilidade, por isso duas perguntas do nosso grupo não foi aplicada pois era inviável ao técnico de contabilidade. O mix de cliente por se tratar de uma cidade pequena não possuía indústria, mas têm muitas empresas e algumas prestações de serviços, o que mostra que mesmo assim não falta trabalho na área contábil. As demonstrações contábeis são feitas através de um programa de relação o que mostra que se enquadra na demonstração do resultado do exercício (DRE).

Questionário para a empresa:

1. Qual é a atividade econômica da empresa?

Varejista.

2. Qual o número de colaboradores ( sócios e empregados)?

Quatro funcionários.

3. A escrituração contábil é efetuada na própria empresa ou em escritório terceirizado?

Não, terceirizado.

4. Na sua opinião, para que servem as informações contábeis que você recebe do seu contador?

Sem dúvida, há uma grande utilização das informações contábeis elas servem de ponto de partida para projetar exercícios seguintes, tomada de decisão e análises

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com