TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma geração sem preconceito

Seminário: Uma geração sem preconceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

Nome do projeto: Uma geração sem preconceito.

Público alvo: 3° ano fundamental

Justificativa/ fundamentação teórica: Trabalharemos com a temática do preconceito tendo como dever desenvolveremos os valores humanos para que os alunos aprendam a respeitar e aceitar as diferenças.

Objetivos gerais e específicos: Pretendemos com esse trabalho mostrar para os alunos a importância do respeito e aceitação das diferenças.

Cronograma:

Atividade 1

A turma será reunida em círculo para ouvir histórias que tratem da diversidade e valorizem o respeito à diferença. Todos devem comentar. A roda de conversa pode ser aproveitada para debater eventuais conflitos gerados por preconceitos.

Atividade 2

Será realizada uma oficina de bonecos negros. Ofereça o material necessário.

Depois de prontos eles ficarão à disposição na sala para as.

Atividade 3

Um dos problemas enfrentados pelas crianças negras é relacionado aos cabelos. Não é difícil ouvir algumas falando que gostariam de tê-los lisos.

Mexer nos cabelos e trocar carinho é uma forma de cuidar delas, romper possíveis barreiras de preconceitos e aprender que não existe cabelo ruim, só estilos diferentes. Portanto a turma irá desenhar em uma folha os diferentes tipos de cabelos (textura, cor etc.) que existem.

Atividade 4

Será realizada uma pesquisa sobre a história de alimentos e músicas de diversas origens. As aulas de culinária são momentos ricos para enfocar heranças culturais dos vários grupos que compõem a sociedade brasileira. Conhecer músicas em diferentes línguas é um bom caminho para estimular o respeito pelos diversos grupos humanos. Isso se aplica a todas as formas de arte.

ETAPA 2

A escola analisada encontra-se na cidade satélite Santa Maria-DF. Apesar de ser uma instituição de ensino privado está localizada em uma comunidade carente, a sua estrutura física, é composta por salas de aulas amplas, iluminadas e arejadas, laboratórios de informática, biblioteca, lousa interativa, quadra poliesportiva, ambientes de recreação e piscina.

Foi observado que os profissionais do corpo docente apresentam uma boa relação profissional, de companheirismo e ajuda mutua, trabalhando em equipe, onde o principal objetivo de todos é ajudar o educando a conseguir o êxito nas atividades propostas.

Ao chegarmos à sala de aula podemos notar que a educadora mantém em sua rotina demonstrações de afeto com os educandos, observamos ainda que todos os dias há uma recepção para os alunos no pátio, onde é possível a socialização de todos, eles cantam, dançam e fazem suas orações a Deus, no que os educadores classificam como “rodinha”.

Logo após são organizados pra entrar na sala, primeiro as meninas depois os meninos e sentam-se no chão em roda, onde a educadora conversa com todos e procura saber como foi o fim de semana deles, pede que façam um desenho que represente o fim de semana deles, com o termino do desenho as próprias crianças penduram no varal de atividades seus desenhos e logo após a educadora pede que as crianças se organizem nos seus lugares, a sala é composta por seis mesas compostas por quatro cadeiras cada, assim as crianças trabalham as atividades em conjunto, mas sempre com a orientação e ajuda da educadora e do monitor.

Na sala possui armários para guardarem os materiais dos educandos que são utilizados no coletivo, e acaba sendo inevitável a briga por determinado material, mas nada que os responsáveis pela sala não possa resolver, através de uma boa conversa e ainda aproveitou para ensinar os educandos a dividirem o material mesmo que só haja pouco material.

Em relação ao planejamento notamos que a educadora se organiza antecipadamente, traz atividades além das propostas no livro didáticos dos alunos, sempre que possível utiliza recursos tecnológicos como data show, lousa interativa, vídeos e músicas, nessa aula foi ensinado às cores primárias e após a apresentação das cores e de toda explicação da educadora, foi cantada uma musica que falava das cores e após ela entregou massa de modelar nas cores estudadas pra que as crianças pudessem usar e observar a diferença das cores o que acabou gerando uma desordem na sala, mas que logo foi controlada.

Os educandos participam efetivamente das atividades propostas e são fiéis à rotina que é proposta na sala. A educadora orienta os seus trabalhos pedagógicos de forma clara e objetiva, explicando o conteúdo e repetindo sempre que necessário, trazendo atividades para a fixação do conteúdo como vídeos, imagens e textos.

Com a observação da rotina escolar notamos que é de fundamental importância à boa relação entre aluno e professor, pois no ambiente onde existe afeto, respeito à aprendizagem acontece de forma satisfatória.

ETAPA 3

• Ano de Escolaridade

1º Ano do Ensino Fundamental

• Faixa etária

6 Anos

• Área do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com