TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A falta de ética gera prejuízos às empresas

Resenha: A falta de ética gera prejuízos às empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 2

A falta de ética gera prejuízos às empresas

A ética é um valor muito importante na formação do caráter de cada indivíduo, não se aprende de um dia para o outro, é um costume que se aprimora com o passar dos anos, guiado por seus princípios e convicções.

Levando a ética para dentro das organizações o assunto se torna mais complexo, pelo fato de ter pessoas com diferentes princípios. Percebemos que existe ética em algumas empresas somente “no papel” pois a prática da mesma esta longe de ser executada, pelo simples fato de não fazer parte da cultura da organização.

Deve-se dar inicio a ética pela direção da empresa, será o suficiente para que todos compreendam e apliquem a ética no dia a dia. É difícil tornar a ética um costume no âmbito corporativo quando a principal preocupação e foco são os lucros, entrando automaticamente em um ciclo vicioso, gerando concentração de poder e normalmente desrespeitando aos princípios da ética.

Temos como exemplo as corporações Enron, a Parmalat e a Arthur Andersen tinham como objetivo somente a arrecadação de recursos financeiros na qual favorecia somente poucas pessoas, os que conduziam os negócios, porém o resultado foi devastador, com multas, condenações e punições, gerando prejuízos irreversíveis.

Após cada decisão haverá um resultado, fracasso ou sucesso, cabe a cada um fazer a sua parte: Praticar a ética em todo sua plenitude, na vida privada e pública, e cobrar do nosso próximo o mesmo comportamento. É por esse caminho que chegaremos a uma sociedade mais justa e próspera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com