TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma história sobre a essência da liderança

Resenha: Uma história sobre a essência da liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Resenha  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

O MONGE E O EXECUTIVO

Uma história sobre a essência da liderança

James C. Hunter

O autor propõem a reflexão sobre a terrível responsabilidade assumida quando é feita a opção por ser líder, citando que nos comprometemos voluntariamente a ser pai, mãe, esposo ou esposa, chefe e assim por diante. Acrescentando também que ninguém é forçado a desempenhar nenhum destes papéis e estamos livres para deixa-los quando quisermos. O papel de líder é extremamente exigente.

Faço agora um pequeno relato sobre a vida de John Daily antes de chegar o mosteiro, onde se passa a história principal.John tinha uma vida de realizações, o trabalho dos sonhos, uma família maravilhosa, com seus filhos e um adotivo. Mas nem tudo são flores, em determinada altura, houve um movimento sindical em sua fábrica, seus subordinados voltaram-se contra a empresa, por melhores condições de trabalho e aumento na remuneração. Sua vida em casa também mudou, a esposa reclamava constantemente, e o filho não obedecia mais.

Diante disso sua esposa sugere que ele vá falar com o pastor de sua Igreja. O religioso aconselha John a participar de um retiro em um pequeno mosteiro, quase desconhecido. Uma das coisas que despertou seu interesse, foi o fato do lendário Len Hoffman, um ex- executivo muito conhecido, ser um dos frades do local. Apesar de não querer ir, teve medo de perder a família e o emprego, que lhe proporciona uma vida agradável. Ao perguntar sobre Len, ficou sabendo que o mesmo era irmão Simeão ( com o qual sonhava conhecer há anos) e que ele lhe daria a tão esperada palestra(curso).

Capítulo 1 – As definições.

“Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas de que você é, você não é.” Margareth Thatcher.

O autor aborda as definições de liderança que é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Também foi mostrada a diferença entre poder e autoridade, enquanto, poder é a faculdade de forçar alguém a fazer a sua vontade por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer. Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer, por causa de sua influência pessoal.

“Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher desenvolver.”

Esta frase acaba mostrando-nos também quer interromper as pessoas no meio da frase é enviar algumas mensagens negativas, o que demonstra que estamos com a cabeça ocupada com a resposta, mesmo sem prestar muita atenção no que o outro diz. Se não se ouve realmente, não se valoriza a opinião alheia.

“ Uma idéia se ação é igual a nada.”

Muito pode ser aprendido em grupo, pois quanto mais pessoas pensando juntas, pondo em prática suas idéias, sendo estas aceitas ou não, melhor. Ou seja, se não expormos nossas idéias, opiniões de nada elas valeram.

Neste capítulo foi mostrado também como cada uma das atitudes questionadas anteriormente, são usadas, ora o poder quando a situação exige-o, ou ora a autoridade para influenciar e conseguir com êxito aquilo que deseja.

Capítulo 2 : O Velho Paradigma

“Se você mudar a direção terminará exatamente onde partiu.” Antigo Provérbio Chinês

O Velho Paradigma , foi discutido sobre o comportamento das pessoas como numa abordagem psicológica, sobre as necessidades humanas que vão além do dinheiro. Fala que os sentimentos de respeito são essenciais para que se lidere um determinado grupo e que no inconsciente e nos sonhos existem muitas riquezas. Pois não são as coisas materiais que nos trazem alegria na vida, sendo que os maiores prazeres da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com