TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que Lixo é Esse? Vamos Reciclar

Artigo: Que Lixo é Esse? Vamos Reciclar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  6.531 Palavras (27 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE CANELA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

SILVANA DE SOUZA

PROJETO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR

QUE LIXO É ESSE? VAMOS RECICLAR

Projeto Didático Interdisciplinar apresentado junto ao Curso de Pedagogia, modalidade EAD, para o Seminário Temático e Estágio em Séries Iniciais, do Módulo V – Matemática e Ciências Naturais.

Orientadora Acadêmica: Enilda Zimmermann

Supervisora de Estágio: Gelça Regina Lusa Prestes

Canela

março, 2009

SUMÁRIO

1DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA DE ESTÁGIO 3

2ANÁLISE DA REALIDADE 4

3PROJEÇÃO DE FINALIDADES 7

4FORMAS DE MEDIAÇÃO 8

1.1.1Conteúdos conceituais 8

1.1.2Conteúdos procedimentais 8

1.1.3Conteúdos atitudinais 8

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA DE ESTÁGIO

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis

Endereço: RS 466 – Km 01, Caracol – Canela/RS

Telefone da Escola: (54) 3278-3283

Diretora: Margareth Branchine Wasen

Interlocutora: Silvana de Souza

Série: 2ª ano

Turno: Manhã

Professor Titular: Margareth Branchine Wasen

2 ANÁLISE DA REALIDADE

De acordo com a análise da realidade realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, localizada na RS 466, Km 01, pertencente ao município de Canela/RS, procurei identificar as diferentes formas de linguagens, através de observações realizadas sobre a diversidade de linguagens presentes e suas manifestações no cotidiano e como ela evidencia os aspectos culturais existentes, assim como suas relações com a comunidade em que estão inseridos.

Segundo Stecanela (2005, p. 191):

Na análise da realidade ficam claras as necessidades que remetem para a intervenção, no sentido de provocar mudanças ou sua superação ou ainda a aproximação a um determinado ideal estabelecido. Esse ideal constitui as finalidades, ou seja, os objetivos que nada mais são do que ações concretas a serem realizadas no sentido de superar as necessidades levantadas na análise da realidade.

A escola está localizada em um ponto de encontro de belezas naturais, incentivando a construção de uma consciência ecológica entre aqueles que ali estudam e trabalham.

A escola foi mantida pelo Estado até o ano de 1996, quando foi municipalizada. O nome da escola foi instituído pela Delegacia de Educação, hoje denominada Coordenadoria Regional de Educação.

A escola funciona em turno integral. Alguns alunos moram longe da escola, mas a Prefeitura disponibiliza um veículo para o transporte dos mesmos.

Atualmente, o número de alunos é em torno de 54, atendendo alunos de 1ª série 1ª etapa a 8ª série, sendo que algumas classes são multisseriadas. A escola conta com uma diretora, cinco professoras e uma funcionária de serviços gerais.

A escola é constituída de duas salas de aula, secretaria, cozinha, dois banheiros, a biblioteca, que se localiza junto a uma sala de aula, e possui uma pracinha ampla. A mesma apresenta bom estado de conservação. A escola também possui um salão de festas, onde são realizadas as reuniões, palestras e funciona, também, como sala de aula.

Atualmente, a escola participa da Feira do Livro e de Ciências, projeto “Meio Ambiente”, sendo que recebeu o auxílio de um biólogo.

A filosofia da escola é “educar para a cidadania, conscientização social, respeito e convivência com a diversidade, promovendo a sensibilização estética (criatividade), política da igualdade e a ética da identidade”.

A escola observada tem por objetivo proporcionar aos educandos da comunidade escolar, a formação necessária como elemento de autorrealização, iniciativa e preparo para o meio em que vivem, possibilitando uma atuação consciente, participando e interferindo como cidadão responsável na sociedade.

A metodologia é dialética, desenvolvendo seu trabalho a partir de temas geradores e/ou projetos de ação pedagógica, buscando a interdisciplinaridade e transposição didática.

A escola tem como princípios pedagógicos o pensamento de Paulo Freire (1999): “ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação”.

Conforme o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, a avaliação é processual, contínua e participativa. Alunos e professores vivenciam o momento da avaliação, refletindo sobre avanços individuais e coletivos. O registro é através de parecer descritivo. O aluno é sujeito aprendente e ensinante.

A turma observada foi o segundo ano, composta por seis alunos, sendo dois meninos e quatro meninas, com faixa etária de sete anos. As crianças são de renda média baixa. A maioria é filho de pais operários, do ramo moveleiro e de serrarias e outros do meio turístico.

As aulas são realizadas no turno da manhã, com uma carga horária de vinte horas semanais.

Os alunos sentam em duplas, pois facilita o aprendizado, por haver uma troca de conhecimento.

A professora dá boas vindas aos alunos e inicia suas atividades de Língua Portuguesa propondo atividades das junções de sílabas, onde constatei que alguns possuem dificuldade na leitura.

Em seguida, às 9h 15min é servida a merenda na sala, pois a escola não tem refeitório. O recreio é de quinze minutos. Após o recreio, retornam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com