TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Umectantes & Hidratantes

Artigo: Umectantes & Hidratantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Artigo  •  2.036 Palavras (9 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 9

ARTIGO DE REVISÃO

Umectantes & Hidratantes

Resumo: Um dos benefícios mais frequentes, principais ou secundários, prometidos pelos produtos cosméticos é a hidratação. Neste artigo de revisão são relembrados aspectos da fisiologia da pele, aspectos da pele seca, e mecanismos de ação de ativos hidratantes.

Introdução: A pele apresenta diversas funções, entre elas se destaca a proteção a agentes externos. A pele humana é formada por três camadas, sendo elas epiderme, camada mais superficial, a derme, camada intermediaria da pele, e a hipoderme, a camada mais interna da pele. A quantidade de água nas camadas mais profundas de epiderme equivale a 70%, no extrato córneo varia de 10 e 20%. A água no estrato córneo tem duas origens, a endógena e a exógena.

Devido à película hidrolipídica, que é formada por uma mistura de suor e sebo, a pele se mantém hidratada por mais tempo, formando uma camada na superfície da pele que tem como função reter água, diminuindo a evaporação.

Atualmente a pele seca está mais presente em pessoas idosas, porém, jovens também sofrem com este problema. Diversas são as causas que resultam em uma pele seca, dentre elas, alterações clínicas, mudanças bruscas de temperatura, substancias químicas, e o envelhecimento intrínseco e extrínseco.

As substâncias hidratantes, ou ativos hidratantes, foram criados para retardar a perda da umidade da pele. Tais substâncias podem ser naturais ou sintéticas, como por exemplo, a glicerina, butileno glicol, ácido hialurônico, ácido lático, pantenol, entre outros. Estas substâncias citadas anteriormente são usadas em produtos cosméticos com a finalidade de deixar a pele hidratada e com toque aveludado.

Palavras chaves: ativos hidratantes; umectantes; cosméticos.

SISTEMA TEGUMENTAR

A pele apresenta diversas funções, a qual se destaca a proteção a agentes externos. A pele humana é formada por três camadas, sendo que cada uma desempenha sua função. São elas:

Epiderme: camada mais externa, que se dividem em outras cinco camadas. O estrato córneo é a camada mais superficial da epiderme que possui várias camadas de células achatadas mortas, que atuam como barreira protetora dos tecidos subjacentes contra lesões e infecções, além de reter água e os eletrólitos. Derme: é responsável pelas características elásticas da pele, possui fibras de colágeno e elastina que estabilizam a pele e a protege contra lesões. Também se encontram na derme, o ácido hialurônico e a condroitina, são macromoléculas com capacidade de retenção de água, assim mantendo a epiderme hidratada com este líquido. Hipoderme: é a camada mais profunda da pele, contém principalmente células gordurosas, além de nutrientes, glândulas sebáceas e sudoríparas, entre outros. A hipoderme se destaca em várias funções como, por exemplo, isolamento térmico, depósito nutritivo de reserva e proteção mecânica do organismo contra pressões e traumas.

INTRODUÇÃO A ATIVOS HIDRATANTES E UMECTANTES

A quantidade de água nas camadas mais profundas de epiderme equivale a 70%, no extrato córneo varia de 10 e 20%. Na camada mais externa a água tem função plastificante, ao atuar dessa forma a água mantém as propriedades mecânicas do estrato córneo, ou seja, a flexibilidade e elasticidade. A água no estrato córneo tem duas origens:

Endógena: Água proveniente da derme atinge a superfície cutânea, por meio da difusão molecular, originando a chamada perspiração insensível e perda sensível pela transpiração. Exógena: Água fornecida pelo contato com o meio ambiente, ou pela aplicação de produtos umectantes na pele.

Em ambas as situações a água pode ser fixada nas células do estrato córneo devido ao alto poder higroscópico do NFM (fator natural de hidratação). O estrato córneo funciona como uma eficaz barreira protegendo o organismo da desidratação e deixando a pele saudável e macia. As ceramidas são essenciais para a retenção de água, pois tem a função de impedir que a água flua facilmente através da pele.

A película hidrolipídica é uma emulsão formada pela mistura de sebo e suor que fica na superfície da pele, responsável por aumentar a capacidade de retenção de água, diminuindo sua evaporação.

A pele seca é mais frequente em peles idosas. Nessa fase diminui a concentração de mucopolissacarídeos, diminuindo o teor de água e a perda de turgidez, também é um estado caracterizado pela perda da função de barreira do estrato córneo. A desidratação pode causar lesão das propriedades plásticas do estrato córneo, modificando o cimento intracelular, o que altera a permeabilidade transcutânea. A pele desidratada perde a propriedade plastificante, e junto com esta perde também, maciez, flexibilidade, e elasticidade, resultando em uma pele áspera e com tendência a descamação.

PRINCIPAIS CAUSAS DA PELE SECA

Alterações clínicas, como por exemplo, psoríase, ictiose, eczema atópico, eritrodermite. Exposição ao sol, vento e mudanças repentinas de temperatura que favorecem a evaporação da água do estrato córneo. Com envelhecimento cutâneo diminui as películas e a produção de proteínas, acarretando no aumento da velocidade de desidratação da camada córnea. Substâncias químicas: Exposição a solventes, Sabões e desinfetantes.

SUBSTÂNCIAS HIDRATANTES

Substâncias hidratantes são usadas em produtos cosméticos para retardar a perda da umidade da pele. Durante o uso o produto tem a finalidade de aumentar a umidade da região que esta em contato com a emulsão, gel, ou creme.

Esta função é geralmente feita por substâncias higroscópicas ou umectantes, as quais são capazes de absorver a água do meio externo. No dicionário internacional de ingredientes para cosméticos, aproximadamente 125 substâncias são listadas como umectantes e quase 200 materiais higroscópicos são usados para aumentar o conteúdo de água na pele.

A mistura especial de umectantes encontrada na camada córnea é chamada de “fator umidificante natural”. Esse fator pode suprir cerca de 10% do peso seco das células da camada córnea. Substâncias pertencentes a este grupo são ácidos aninos, ácidos carboxílico, pirrolidona, lactatos e ureia. O fator umidificante é formado da proteína filaggrina e sua formação é regulada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com