TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 2 - ADM Anhembi Morumbi

Monografias: Unidade 2 - ADM Anhembi Morumbi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 3

O diretor da empresa Veloso Ltda. encaminhou a seus gerentes e supervisores um e-mail, solicitando-lhes o preenchimento de questionários enviados em anexo, que versavam sobre a avaliação do desempenho de seus subordinados. A conclusão da avaliação seria a classificação dos mesmos em ruim, regular, bom e muito bom. O resultado da avaliação foi fixado nos diversos quadros de aviso da empresa, criando uma insatisfação geral entre os funcionários. Cerca de 90% discordaram, apresentando como justificativa o fato de não terem participado do processo de avaliação. Além disso, sentiram-se humilhados em vista do resultado ter-se tornado público.

Com base no relato, explique, articulando os conceitos pertinentes:

- O(s) erro(s) cometido(s) pela empresa no processo de avaliação de desempenho?

- Se lhe fosse solicitado propor alterações - no processo e na metodologia de avaliação de desempenho da empresa – o que proporia? Justifique

“É importante que saiba: sua resposta deve ser original, elaborada a partir de suas reflexões e leituras. As respostas que contiverem textos copiados de outras fontes sem os devidos créditos não serão aceitas.Caso você decida enriquecer seu texto com uma citação, forneça os créditos do autor da produção original seguindo as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Lembre-se de que a citação pode complementar sua resposta, mas sua atividade será avaliada com base na sua reflexão e adequação em relação ao enunciado da questão.”

Resposta Selecionada:

Os erros comitidos conforme a avaliação citada acima :

Antes mesmo de iniciar uma avaliação tem que explicar os metodos que irão ser utilizados , pois assim fica definido os indicadores da avaliação da empresa e os funcionarios tem que mostrar para o diretor da emresa que estão sempre empenhados no trabalho e nunca gerar erros , pois erros muitos graves gera demissão por justa causa. Os resultados da avaliações realizadas pelos gerentes e supervisores não deveriam ser fixadas nos diversos quadros de avisos da empresa . O correto seria , após a avaliação deve - se passar o feedback (individual) a cada funcionario , pois o fato de ter exposto o resultado gerou constrangimentos entre os funcionarios e gerou um clima competitivo entre eles. Se um Direto faz isso de expor resultaods ele não tem a etica do trabalho e deveria ter.

Segundo Milkovich “...o desempenho é o grau de realização das exigências de trabalho.”

Resposta Correta:

Correta

Com base no relato pode-se pensar que se trata de uma empresa com centralização do poder e tomada de decisão na figura do diretor e seus gerentes. Em termos de avaliação, as principais falhas cometidas são:

- Não treinar/”preparar” a empresa (gestores e colaboradores) para o processo de avaliação

- Não envolvimento dos colaboradores na avaliação: o colaborador não participa de sua avaliação, o que sugere que ele não conhece os critérios pelos quais é avaliado, tampouco recebendo feedback, o que, por sua vez, dificulta o desenvolvimento de competências.

- Pouca clareza dos critérios pelos quais os colaboradores são avaliados

- Baixa transparência no processo de avaliação.

No que se refere às propostas de alteração:

- Necessidade de treinar gestores e colaboradores para o processo de avaliação

- Necessidade de envolver os colaboradores no processo: conceder feedback, estabelecer metas para o desenvolvimento de competências ou reforçar aspectos a serem aprimorados em termos do desempenho futuro.

- Articular a avaliação de desempenho aos demais processos de gestão de pessoas: por exemplo, treinamento (para o aprimoramento e desenvolvimento de competências); remuneração (variável, no caso de quem atingiu metas e apresentou resultados satisfatórios); carreira (possibilidade de ascensão profissional mediante promoções), etc.

É importante lembrar que não existe um processo padrão na avaliação de desempenho. Entretanto, é importante, a adequação da metodologia e instrumentos de avaliação à cultura da empresa, sua visão e seus objetivos traçados. Deste modo, no que se refere à adoção de determinado método, por exemplo, se escala gráfica, avaliação 360º ou outro, deve se dar em consonância com o que se pretende em termos futuros da organização.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »