TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usina De Bel Monte

Artigos Científicos: Usina De Bel Monte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto governamental de construção da Usina Hidrelétrica de Belmonte

A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Entre muitas idas e vindas, a hidrelétrica de Belo Monte, hoje considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) intensificando-se a partir de fevereiro de 2010, quando o MMA concedeu a licença ambiental prévia para sua construção. Hoje considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o ates na região, desde 2009. Em fevereiro de 2010, o IBAMA concedeu a Licença Prévia para Belo Monte, impondo uma série de 40 condicionantes socioeconômicas e ambientais ao projeto.

Os prós:

* Produção de mais de 11.000 MW de Energia Elétrica é essencial do ponto de vista de Engenharia Elétrica para evitar futuros apagões e garantir o crescimento da Economia.

* A energia gerada é suficiente para abastecer as casas de 26 milhões de pessoas, uma população equivalente a área Metropolitana de São Paulo.

* A Energia Hidrelétrica é abundante, barata e limpa, uma excelente opção se comparada as Usinas Nucleares que são caras e perigosas ou então as Usinas a Carvão, Petróleo e Gás que são poluentes.

* Os índios da região vão ter uma fonte de energia mais barata e mais ecológica.

* Novas Linhas de Transmissão vão tornar o Sistema Energético Brasileiro mais eficiente segundo profissionais de Engenharia Elétrica.

* O lago da Hidrelétrica de Belo Monte pode servir para criação de Fazendas de Peixes.

* A usina de Belo Monte vai gerar muitos empregos na região, entre eles Engenheiros Elétricos e Técnicos de todo tipo.

* O impacto ambiental das árvores cortadas para o lago será compensado a longo prazo pela geração de energia mais limpa que emite menos carbono.

* Haverá muita Compensação Ambiental no longo prazo.

Os contras:

* A criação do enorme lago da usina de Belo Monte vai inundar várias cachoeiras e trechos onde os peixes se reproduzem, obrigando estes animais a procurar outros lugares afastados.

* O lago também influenciará pássaros e animais tais como macacos que vivem nas árvores da região.

* A diminuição da oferta de peixes e grandes animais terrestres vai reduzir a oferta de carne na dieta dos índios, como alternativa terão de ir caçar mais longe.

* O lago poderá inundar algumas aldeias indígenas, algumas das quais existem a centenas de anos.

* Patrimônios históricos tais como Pinturas Rupestres e ossos de dinossauros ficarão perdidos para sempre embaixo das águas.

* Trechos onde antes os índios navegavam agora poderão ficar inacessíveis por causa das represas.

* Centenas de Quilômetros da Floresta Amazônica vão ter que ser cortados para que o lago da Hidrelétrica de Belo Monte possa ser enchido.

* Haverá muito Impacto Ambiental no curto prazo.

Após protestos de líderes indígenas e de ambientalistas, o projeto de Belo Monte foi remodelado e reapresentado em 1994, com a previsão de redução da área represada, o que evitaria a inundação de terras indígenas.

Os povos atingidos e os índios não foram ouvidos suficientemente. Segundo os opositores, o projeto não leva em conta a situação do povo de Altamira que será atingida maciçamente; 1/3 da cidade irá para o fundo. O povo será atingido pela inundação, será arrancado de seus lares. O que vai ser desse povo? Ou seja, as consequências negativas – danos ao ecossistema e, principalmente, às famílias da região, e seriam muito mais prejudiciais do que os benefícios econômicos da obra.

Cultura indígena

Ser indígena nos tempos modernos significa equilibrar as tradições respeitadas, a cultura e a língua com as exigências de um mundo dominado pela tecnologia. Ao tentar conciliar uma tradição rica e antiga, anos de luta e discriminação e a vida moderna, os povos indígenas têm de lidar simultaneamente com o antigo e o novo.

A sociedade nacional que considera a escola como principal instrumento para o desenvolvimento de uma sociedade democrática, justa, igualitária. Em relação á escola é semelhante aquele de alguns povos indígenas, as quais veem na educação escolar uma forma de relacionamento com a sociedade nacional e uma possibilidade à ascensão social a economia.

Você tem cultura

Roberto Da Matta é pesquisador e professor de Antropologia Social do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. O artigo Você tem cultura, do antropólogo Roberto da Matta, retrata a diferença entre os conceitos de cultura, mostrando também como o termo é utilizado para discriminar os considerados “não cultos”. O homem nasce preso a cultura, tradição, costumes e regras morais que satisfaçam o interesse da coletividade, o que se implica que se considera a coletividade mais importante que o individuo, ao longo dos séculos o significado da palavra cultura mudou muito.

No conceito antropológico, cultura refere-se à personalidade e à vida social do individuo, enquanto categoria do senso comum ocupa um lugar importante no nosso acervo conceitual, ficando paralelo a outras, cujo uso na vida cotidiana também é comum.

É muito comum escutarmos a seguinte pergunta: "Você tem cultura?" E relacionarem isso a ter um conhecimento da literatura, das artes, da música erudita. Porém ter cultura não significa ter esse tipo de conhecimento, todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com