TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALOR PADRÃO

Tese: VALOR PADRÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Tese  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

CUSTO PADRÃO

Existem diversos conceitos sobre custo padrão, sendo os mais importantes o conceito de custo padrão ideal e custo padrão corrente. Custo padrão ideal (atualmente está um pouco em desuso) é o valor conseguido com o uso das melhores matérias –primas possíveis, com a mais eficiente mão de obra viável, a 100% de capacidade da empresa, apenas considerando as paradas de manutenção. Custo padrão corrente é o custo que se calcula o quanto deve custar normalmente um produto se a produção se pauta por um perfeito rigor técnico, dentro das possibilidades de produção da empresa onde se levanta tal tipo de custo. O custo padrão corrente é mais “cientifico” e muito mais usual, no sentido de que faz a união entre aspectos teóricos e práticos da produção, enquanto o custo estimado só levaria em contas os práticos, podendo por isso nunca apontar defeitos ou ineficiência e o custo padrão ideal é uma maneira extremamente teórica. Daqui para frente quando falarmos em custo padrão estaremos nos referindo ao custo padrão corrente.

O custo padrão predeterminado, tende por base medidas científicas de:

- Materiais – levando se em consideração qualidade, quantidade e preço.

- Mão de obra – levando se em consideração salário padrão e tempo padrão

- Gastos Gerais de produção – levando se em consideração os investimentos ideais em função da dimensão e rateios ideais.

FINALIDADE E UTILIDADES DO CUSTO-PADRÃO

A grande finalidade do custo-padrão é o controle dos custos, apontar ineficiência e defeitos na linha de produção. O grande objetivo é o de fixar uma base de comparação entre o que ocorreu de custo e o que deveria Ter ocorrido; sendo uma técnica auxiliar nas empresas. A utilização eficaz e eficiente deste tipo de custo implica em uma boa analise de custo real, para se extrair, da comparação de ambos, as divergências existentes. O custo padrão tem por finalidade de servir como elemento de base para elaboração do orçamento de produção, já que o custo padrão é normalmente fixado com base na suposição de melhoria de aproveitamento dos fatores de produção.

A utilização do custo padrão possibilita aumento de trabalho em relação aos comparativos com o custo real e suas devidas conclusões; mas de outra parte simplifica a contabilização dos estoques por valores já fixados, sem a necessidade da apuração do custo real para seu registro o que agiliza a elaboração dos relatórios mensais. Uma outra grande finalidade do custo-padrão, decorrente da adoção de qualquer base de comparação fixada para efeito de controle, é o efeito psicológico sobre o pessoal. E este pode ser positivo ou negativo, dependendo da forma de tratamento dispensada à implantação.

Podem ser fixadas metas difíceis, mas não impossíveis, será muito utilizado como um desafio para todos, mas se for fixado com base no conceito ideal, as pessoas saberão que apesar dos esforços será impossível de atingir, fazendo com que as pessoas se desmotivem. Uma outra finalidade é decorrente da obrigação que cria na empresa de registro e controle não só dos valores em reais de custos, mas também das quantidades físicas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com