TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores Morais

Dissertações: Valores Morais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto Multidisciplinar Valores Humanos

Publico Alvo: Ensino Fundamental 1

O maior legadoque nos pais, responsáveis e educadores podemos deixar para nossas crianças são os valores humanos universais. Num mundo onde os valores estão distorcidos, é precisocoragem e empenho para defender os padrões que decidimos seguir.

O difícil é saber como fazer isso no dia a dia dos nossos lares e ambientesescolares de forma natural ,por ser algo tão serio ao mesmo tempo muito complexo.

Valores universais são condutas de comportamentos necessáriaspara conviver bem em sociedade .Mas segundo Jean Piaget(1896-1980),”valores são investimentos afetivos”isso quer dizer que os conceitos a serem esposados estão conectados as emoções positivas e negativas.

Família e escola devem ter afinidades com relação aos valores a ser transmitida, tal união se faz necessária para seu o sucesso da empreitada. Lembrando que a atuação de cada uma tem pesos diferentes, por um lado estão os pais e responsáveis com a função mais afetiva e do outro lado esta a escola com uma função mais complementar,isto é ,o papel da escola e daro apoio necessário para complementar o trabalho dos pais e responsáveis.

Os valores começam a ser transmitidos e assimilados no ambiente em que se vive, e o grande desafio para os profissionais da educação e exatamente saber lidar com essa diversidade. Apesar de haver vários valores em comum, cada lar com seus componentes têm suas peculiaridades .Já no ambiente escolar os valores a serem contemplados atingem um coletivo,por isso as regras podem ser diferenciadas das regras do lar e de cada um .

O ambiente escolar no atual momento em que vivemos esta sofrendo conflitos constantes, pois algumas famílias preferem se abster de tal obrigação alegando que não querem ser moralistas ou autoritárias .Um equivoco naturalmente , porque é a partir da construção dos morais, que se forma o caráter do individuo. O autoritarismo não se encaixa nesta função, é mais uma questão de direitos e deveres.

Por mais esta questão, nos indagamos para refletirmos sobre nossos papeis na vida denossos filhos e alunos. Todo ser humano precisa ter uma base,um alicerce para começar a construção do “seu ser”, assim com uma casa necessita de um alicerce de bases fortes para ser construída .

Seria nós o alicerce de nossos filhos e alunos? Provavelmente o final dessa construção nos mostrara se obra foi bem alicerçada. Cabe a nós uma reflexão:

Estamos realmente praticando aquilo que pregamos? Lembremos sempre, que a melhor maneira de “ educar” é pelo exemplo.

Justificava

O atual momento em que se vivemos necessita urgente de uma visão aprofundada sobre como nossas crianças andam se tratando e tratando o próximo. A criança éaquilo que vive, isto é, elas são tudo que sentem, aprendem e assimilam em seu meio.

Neste contexto observamos que apesar de terem a mesma faixa etária, cada um é cada um, cada individuo e um universo ,por isso é preciso estar atento aos comportamentos.

Ate mesmoporque um ambiente onde “alguns” não se respeitam fica difícil o docente desempenhar um bom trabalho.

A escola complementa sim os valores já estabelecidos pelos pais e responsáveis, esse complemento podeser feito de forma natural, sem imposições,sem desrespeitos á suas culturas e com objetividade. O resultado desse trabalho diminui aindisciplina,melhora o relacionamento entre alunos,professores e todos que compõem o ambiente escolar por ser um Projeto Multidisciplinar voltado para as disciplinas de Português ,Matemática ,Ciências, Historia,Geografia ,Educação Física e Artes.

Objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com