TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valvulopatias

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

2 VALVULOPATIAS

São patologias que ocorrem nas válvulas cardíacas, quando uma ou mais válvulas não funcionam corretamente. O coração possui quatro válvulas: Tricúspide, Pulmonar, Mitral e Aórtica.

2.1 Epidemiologia

A importância epidemiológica pode ser estimada ao se projetar o cenário populacional brasileiro para o ano de 2050. O país terá 260.000.000 de habitantes, sendo que destes, aproximadamente 10%, ou 26.000.000, serão pessoas acima de 75 anos de idade1. Considerando o estudo ecocardiográfico de Lindroos, teremos 800.000 pessoas acima de 75 anos de idade com alguma valvulopatia. Somando estes pacientes poderemos considerar essa doença valvar como uma questão de saúde pública, aumentando ainda mais o interesse em seu estudo.

No Brasil as valvulopatias é responsável por significativa porcentagem das internações por patologia cardiovascular. A Febre Reumática (FR) é a principal causa desses acometimentos valvares , responsável por 70% dos casos.

Estudos realizados em algumas capitais brasileiras estimaram a ocorrência de cardite reumática entre 1 e 7 casos /1000.

Com o avanço da idade as valvulopatias apresentam índices elevados de calcificação e disfunção valvar, decorrente da falta de atividades físicas e sedentarismo.

2.2 Fisiopatologia

Podemos encontrar basicamente três tipos de problemas que causam as Valvulopatias: Regurgitação, Estenose e Atresia.

• A Regurgitação ocorre quando a válvula não fecha totalmente. O sangue ao invés de fluir adiante pelo coração ou para uma artéria, ele vaza de volta para as câmaras cardíacas.

• Na Estenose ocorre uma fusão, engrossamento e um endurecimento das abas de uma válvula, impedindo a abertura completa da válvula cardíaca.

• A Atresia é uma não abertura da válvula cárdica impedindo que o sangue passe.

Diante do exposto acima, podemos verificar algumas disfunções das válvulas cardíacas.

2.2.1 Estenose da Valva Mitral

Na Estenose Mitral os folhetos vem juntos, reduzindo assim o orifício principal. As Cordas tendíneas tornam-se fibrosas e diminuem em comprimento, fechando os orifícios secundários, com isso é mais difícil expelir o sangue deixado no átrio esquerdo no fim da diástole.

2.2.2 Insuficiência da Valva Mitral

Acontece quando o ventrículo esquerdo bombeia sangue do coração para a aorta, ocorre um fluxo retrogrado de sangue pela valva mitral, sempre quando o ventrículo esquerdo se contrai. Diante da situação à um aumento da pressão nas veias pulmonares, tendo como consequência uma retenção de liquido nos pulmões.

2.2.3 Insuficiência da Valva Aórtica

É o refluxo sanguíneo através da valva aórtica cada vez que o ventrículo esquerdo se relaxa. Resultando em um aumento diastólico do VE e do volume sistólico de ejeção, com um significativo crescimento da pré e pós carga.

2.2.4 Estenose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com