TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vedações Em Estruturas Metálicas

Dissertações: Vedações Em Estruturas Metálicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 8

Vedações em Estruturas Metálicas

Características principais

No Brasil, os processos tradicionais de vedação ainda são preponderantes. Em grande parte do país se faz alvenaria de vedação que é bastante difundida e em função de sua fácil aplicabilidade e pouca especialização de mão de obra, entretanto, não se pode negar a agilidade e a possibilidade de projetos arquitetônicos arrojados com o uso das estruturas metálicas, tornando necessário projetos integrados e estudos que analisem as variedades presentes nas suas tecnologias.

A adoção efetiva de estruturas metálicas está, em grande medida, condicionada ao desenvolvimento de sistemas construtivos inovadores ou mesmo à adaptação de sistemas construtivos racionalizados já existentes.

O sistema de vedações é muito importante no processo construtivo como um todo, pois está diretamente ligado à imagem e ao conforto de qualquer edificação, entretanto só passou a ser visto com outros olhos na última década. Percebeu-se que sua racionalização pode resultar em redução de custos e desperdícios nos demais subsistemas, como esquadrias, instalações e revestimentos.

O mercado, hoje, oferece painéis de vedação importados e painéis nacionais que estão sendo adaptados às nossas condições de uso e de aplicação, entretanto, há carência de conhecimento tecnológico a respeito das técnicas de execução e das características de desempenho dos sistemas, tanto por parte das empresas construtoras dos próprios fabricantes e projetistas.

Tipos de Vedação: painéis

Painéis de Vedação:

São painéis sem função estrutural fixado à estrutura principal do edifício de modo a preencher os vãos entre elementos

Estruturais.

Os painéis têm uma aplicabilidade muito grande em estruturas pré-fabricadas industriais (por exemplo, galpões), uma vez que permitem o fechamento do mesmo de uma maneira mais racionalizada e rápida, quando comparado ao sistema comum de alvenaria de vedação, composto por blocos de concreto ou cerâmico.

Os painéis são elementos maciços de concreto, com espessuras que variam de 8,0 a 15,0 cm, para edificações com modulação de até 15,00 metros (distância entre eixos de pilares).

Painéis de concreto:

Os painéis de fechamento são elementos pré-fabricados não estruturais. Devido a esta característica, deve haver uma estrutura na qual ele será apoiado, que são geralmente os pilares pré-fabricados. Na fase de projetos, devem-se prever os sistemas de apoio (parte superior do painel) e contraventamento (parte inferior) nas faces dos pilares.

Vantagens:

• Mão de Obra própria

• Produto padronizado

• Globalização e Real valorizado

• Valorização da Sustentabilidade

• Grandes volumes de construções

• Dimensões e de acabamentos;

• Durabilidade e vida útil

• Manutenção;

• Revestimentos de fábrica;

• Painéis com função estrutural

Desvantagens:

• Velocidade de execução

• Conceitos: Arquitetura X Estrutura X Instalações

• Desempenho térmico

• Desempenho acústico

• Desempenho estrutural

Painéis de GRC:

O compósito GRC é uma matriz cimentícia reforçada com fibra de vidro resistente ao meio alcalino. A matriz é formada por cimento e areia fina (1:1), podendo receber polímeros e pigmentos em função do uso a que se destina. A fibra de vidro AR (Alkali Resistant) incorpora cerca de 16% de óxido de zircônio em sua fabricação que a torna resistente aos álcalis do cimento, evitando a degradação da fibra e a perda de aderência da mesma com a matriz cimentícia.

Este compósito pode ser produzido na obra, porém pode-se alcançar melhor desempenho quando fabricado na indústria. Os métodos de fabricação mais difundidos são o Premix, onde as fibras são adicionadas à matriz cimentícia e misturadas previamente, e o método Spray-up, onde as fibras e a matriz são projetadas simultaneamente sobre o molde.

Existem algumas alternativas na produção dos painéis de fachadas, entre as quais se pode destacar o painel casca, o painel nervurado, o painel sanduíche, e o painel com bastidor metálico (stud frame).

O painel casca é formado por uma única camada de compósito, sendo normalmente utilizado em molduras ou placas de tamanho reduzido.

Os painéis nervurados recebem nervuras de reforço do próprio compósito na face interna.

Os painéis nervurados pré-fabricados de concreto armado, com 140 mm de espessura , destinam-se à construção de paredes estruturais de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos.

Os painéis tipo stud frame são formados por uma camada fina de GRC e um quadro metálico que o enrijece em sua face posterior. Essa característica faz com que o quadro possa estar fixado na estrutura e a casca de GRC apresente movimentação no plano da fachada de modo a permitir as variações dimensionais dos painéis.

Os painéis sanduíche são compostos por duas camadas de GRC, um núcleo central isolante térmico e/ou acústico, unidos em seu perímetro e com nervuras internas de reforço dimensionadas de acordo com os formatos e as solicitações a que estão submetidas.

Painéis Metálicos:

O painel metálico como elemento de vedação é composto por quadros, componentes de fechamento, acabamento, isolamento termo acústico, dispositivos de fixação e componentes de vedação. Alguns sistemas de painéis metálicos podem trabalhar juntamente com a estrutura contribuindo para o seu contraventamento. Os painéis metálicos, quando classificados no grupo das fachadas leves, possuem densidade superficial menor que 60 kg/m².

Ainda, é predominante o uso da alvenaria como sistema de vedação em fachada, mesmo quando a estrutura é metálica, o que a princípio pode ser um contrassenso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com