TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Velocidade Das Reações

Casos: Velocidade Das Reações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Assunto: Velocidades das Reações

1 OBJETIVO

Objetivos:- analisar a importância da velocidade das reações químicas no decorrer de práticas em laboratório priorizando e verificando quais são os fatores que aceleram, reduzem ou que proporcionam as condições necessárias para que as reações possam ocorrer.

Observar algumas condições que alteram a velocidade de certas reações químicas: temperatura, superfície de contato, catalase......

2 Contextualização – Bete

A cinética química é a ciência que estuda a velocidade das reações químicas e dos fatores que nela influem. A formação de uma substância pode ocorrer de forma rápida ou lenta dependendo das condições em que a reação é efetuada. Sua importância é muito ampla, na indústria, na produção de materiais, entre outros.

As velocidades das reações classificam-se em : lentas, rápidas, moderadas e às vezes instantâneas como as explosões. As velocidades nas reações se tornam importantes no processo industrial em geral estão relacionados a uma produção viável economicamente ou para obter menores custos na produção. Os principais fatores na velocidade das reações são: temperatura, superfície de contato, presença ou não de catalisadores, concentração dos reagentes e a pressão.

3 MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS

• Suporte de tubos de ensaio

• Tubos de ensaios;

• Peróxido de hidrogênio volume 10 e 20;

• Detergente; não foi utilizado esta substancia no experimento.

• Catalase;

• Solução de iodeto de potássio 0,1 molar; (Preparação da solução de iodeto de potássio 0,1 mol/l. Coloque 1,65 g de (KI) em 100 ml de água e diluir.)

• Bico de Bunsen.

4 PROCEDIMENTO

Experimento 1-

- Recebeu-se xx?? Tubos de ensaio, 2 Tubos de Ensaio maiores (amarelo a 10v de Peroxido de hidrogênio e o Azul a 20v de peróxido de hidrogeio) – foto em anexo 1 - e 1 catalase.

- Colocou-se 1ml de peróxido de hidrogênio (tubo amarelo) à 10 volumes nos três tubos de ensaios.

No 1 tubo de ensaio deixou-se a temperatura ambiente, que no momento marcava 23 (graus) e observou-se que sua coloração pouco alterou-se e o oxigênio liberou-se mais lentamente neste tubo de ensaio.

No 2 tubo de ensaio adicionou-se 1ml de iodeto de potássio (KI), e ao mesmo tempo no 3 tudo adicionou-se a catalase por inteira dentro da solução de peróxido de hidrogênio, e após adicionados foi feita a homogeneização pelos colegas que seguravam os tubos de ensaio 1 e 2.

Observou-se que o 2 tudo de ensaio a coloração ficou amarelo imediatamente na hora em que foi adicionado o iodeto de Potássio (KI), efervesceu-se e pode-se ouvir o volume das bolhas se desprendendo com alta intensidade.

Observou-se que no 3 tubo formou-se intensa espuma, porem o volume das bolhas era menor.

H2O2→ H2O + ½ O2 (reação não catalisada)

H2O2 + I- → H2O + OI-

H2O+ OI-→ H2O + I- + ½O2 (reação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com