TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Velocidade média

Pesquisas Acadêmicas: Velocidade média. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 4

Física Experimental I

Aproximação do movimento de queda livre

a partir de um movimento de queda livre real

Discente: Adenilson Cardoso Pimenta

Matrícula: 2013.01178501

2º Semestre / 2013

SUMÁRIO

1 - Introdução teórica

2 - Objetivo

3 - Procedimentos experimentais

4 - Resultados obtidos

5 - Discussão

6 - Conclusão

7 - Bibliografia

1 - Introdução teórica:

Nesta experiência será estudado o conceito da Velocidade média: Vm = S/ T =

Sf - Si / Tf - Ti que é a variação do espaço (posição final menos a posição inicial) sobre o intervalo de tempo, que corresponde ao tempo transcorrido entre o instante final e o instante inicial do movimento, de forma geral, é a duração de um evento. Velocidade Média é a grandeza física que mede a rapidez com que a posição de um móvel se modifica com o tempo.

O método consiste em monitorar os tempos de quedas de uma esfera de aço, desprendida de uma altura estabelecida, que neste caso será considerado como distância, sendo o valor utilizado: 200 mm. Ao abandonarmos um corpo de certa altura, podemos notar que sua velocidade aumenta em função do tempo. Considerando o valor de 200 mm como distância percorrida sobre os intervalos de tempos, obteremos a velocidade média em metros por segundo para cada tempo encontrado.

2 - Objetivo:

O experimento tem como finalidade o estudo do movimento de um corpo em queda livre real, percebendo seus intervalos de tempo, associado ao conceito de velocidade média. Utilizando um método automatizado será medido o tempo de queda livre de uma esfera de aço que cai de uma determinada altura.

3 - Procedimentos experimentais:

O método desenvolvido nessa experiência permite o lançamento remoto da esfera de aço e a obtenção automática dos tempos de queda livre da mesma.

Foram utilizados no experimento os seguintes aparelhos: Multicronômetro digital (1) e Painel para queda de corpos (2), conforme ilustram as imagens abaixo:

Tendo o aparato experimental montado e estabelecida a altura de 200 mm, foi iniciada a atividade, com o ajuste do multicronômetro digital no seguinte esquema sequencial - IDIOMA: PORT - FUNÇÃO: F2 - DIST: SIM - 200mm. Em seguida, para obter os resultados devemos: Manter pressionado o botão de acionamento (imagem 1) do eletroímã e levar a esfera de aço até o eletroímã, que permanecerá fixada pela sua atração. (O eletroímã está localizado no Painel para queda de corpos - imagem 2). Após, soltar a esfera de aço liberando o botão de acionamento. O multicronômetro digital informará o tempo em segundos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com