TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viabilidade Em Torno De Um Empreendimento

Artigo: Viabilidade Em Torno De Um Empreendimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de apresentar um estudo referente à análise da potencialidade e viabilidade em torno de um empreendimento, objetivando facilitar a criação de uma empresa do ramo de bar e lanchonetes, na cidade de Goiânia-GO.

O termo empreendedorismo pode ser definido como sendo os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação. O termo é utilizado para designar, principalmente, as atividades de quem se dedica à geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento, ou na inovação em áreas como marketing, produção, organização, entre outras. (DOLABELA, 2006, p. 49).

Entende-se o empreendedorismo como sendo o processo de criar algo novo com valor dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal.

O empreendedorismo é o processo dinâmico de criar mais riqueza. A riqueza é criada por indivíduos que assumem os principais riscos em temos de patrimônio, tempo e/ou comprometimento com a carreira ou que provêem valor para algum produto e serviço. (HISRICH; PETERS, 2004, p. 29).

O objetivo de todas as empresas é satisfazer as necessidades de seus clientes, oferecendo bens e serviços que possam atender a um padrão de qualidade capaz de alcançar as carências de quem os vai consumir. Assim, quando se fala de implantação de um negócio, além de boas ferramentas, o empreendimento dependerá também das atitudes tomadas pelos seus dirigentes. Por isso, a elaboração do plano de negócios deve ser o primeiro passo para quem deseja ser um empreendedor.

Segundo Dolabela (2006), plano de negócio é o estudo que reúne informações sobre as características, condições e necessidades do negócio a ser implantado e/ou expandido, objetivando analisar a sua potencialidade e a sua viabilidade econômica financeira.

A necessidade do plano de negócio para a empresa é que este descreve a ideia de um novo empreendimento e protege os aspectos mercadológicos, operacionais e financeiros do negócio proposto para os três a cinco primeiros anos. Seu preparo permite a análise da proposta e ajuda o futuro empreendedor a evitar uma trajetória decadente que leva do entusiasmo à desilusão e ao fracasso.

OBJETIVO GERAL

Elaborar um plano de negócios para analisar a viabilidade econômica e financeira da criação de uma empresa do segmento de bar e lanchonete na cidade de Goiânia – GO.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Estudar a infraestrutura ideal para a criação de uma lanchonete e sua capacidade administrativa e operacional;

 Conhecer o perfil do consumidor, a concorrência e o potencial de mercado;

 Obter o planejamento de viabilidade financeira do negócio.

JUSTIFICATIVA

O que justifica inicialmente este trabalho é o entendimento do conceito de negócio e, com base nas informações coletadas, avaliar os riscos, identificara viabilidade do negócio, especificar o empreendimento, definir as necessidades de recursos e calcular a viabilidade econômica, que são características indispensáveis para um bom plano. Esta é a forma para começar a colocar em prática as teorias adquiridas em sala de aula do curso de Administração.

Assim, o primeiro momento apresenta-se como a oportunidade de ampliar conhecimentos sobre o negócio a ser criado, mediante um levantamento bibliográfico sobre o assunto.

Outra motivação da elaboração deste Plano de Negócios, é que o empreendimento se propõe a trabalhar com um conceito diferenciado no quesito de produção e qualidade. Ou seja, a nova empresa entrará no mercado oferecendo produtos com preços acessíveis, qualidade na fabricação e, principalmente, para atender o gosto dos consumidores.

A importância da elaboração deste Plano de Negócio se prende ao fato de que ele enfoca a previsão econômico-financeira da empresa, indicando as possibilidades de viabilização de seus negócios. O ambiente empresarial observado nos últimos anos tem se caracterizado por grandes e frequentes mudanças nos processos de negócios das empresas. Regido por fatores como globalização e novas tecnologias, esse novo quadro tem exigido das organizações uma série de ajustes nas suas estruturas organizacionais e práticas operacionais, bem como constantes adaptações às novas demandas do mercado.

BIBLIOGRAFIA

DOLABELA, Fernando. Celso. Chagas. O segredo de Luísa: Uma ideia, uma empresa. São Paulo: Cultura, 2006.

HISRICH, Robert; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. Porto Alegre, 5. edição Bookman, 2004.

...

Baixar como  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »