TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigas

Exames: Vigas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

Esse trabalho envolve uma edificação constituída por um pavimento e a partir dele, calculam-se os quinhões de carga que a laje transfere às vigas. Conhecidas as cargas, calculamos os diagramas de momentos fletores e forças cortantes que agem em cada viga.

Vale ressaltar que uma viga é projetada para sustentar cargas aplicadas em vários pontos de sua extensão, a carga nesse caso, provém das paredes do pavimento e tem valor expresso em KN/m.

Outro ponto a se observar nesse trabalho é que as ligações entre as vigas e os pilares não são pontuais, como geralmente consideradas nas simplificações de cálculo, mas sim regiões de interação. Então, torna-se necessário analisar os esforços solicitantes de dimensionamento envolvidos nessas regiões. A determinação dos esforços cortantes e dos momentos fletores produzidos pelas cargas e a sua representação em diagramas são fundamentais na projeção de uma viga.

2. Revisão da Literatura

2.1 Vigas

São elementos estruturais projetados para suportar diversas cargas em sua extensão, estes elementos recebem o nome de viga. Estas são normalmente sujeitas a cargas dispostas verticalmente, o que resultará em esforços de cisalhamento e flexão. Usualmente são barras retas e prismáticas.

Tipos de carregamento:

Tipos de Viga:

As vigas são classificadas de acordo com o modo em que são apoiadas: Vigas isostáticas e vigas hiperstáticas.

2.1.1 Cálculo das reações

A análise das vigas tem o objetivo de cálculo das reações externas e os esforços.

As reações nos apoios podem ser determinadas a partir do diagrama de corpo livre da estrutura ou das barras constituintes, sempre que a viga/estrutura é globalmente isostática.

Para calcular as reações, as cargas distribuídas serão substituídas por cargas concentradas, e a força resultante atuará no eixo central (centro de gravidade da superfície que define a carga).

2.1.2 Esforços internos numa secção transversal

Esforços internos representam o efeito de forças e momentos entre duas porções de uma estrutura reticulada resultantes de um corte em uma seção transversal.Os esforços internos correspondentes de cada lado da seção seccionada são iguais e contrários, pois correspondem uma ação e a reação correspondente.

Esforço Cortante (Q): é a resultante de forças de uma porção isolada sobre a outra porção na direção transversal ao eixo da barra.

Momento Fletor (M): é a resultante do momento de todas as forças e momentos de uma porção isolada sobre a outra porção na direção transversal ao eixo da barra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com