TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VisualG

Pesquisas Acadêmicas: VisualG. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 2

Vamos rever o que já foi dito sobre o VisuAlg: no primeiro artigo abordei sobre o ambiente de trabalho do programa, no segundo artigo falei sobre o comando "algoritmo" e "fimalgoritmo", como declarar variáveis e os tipos de dados que existem. Neste terceiro artigo vou dar prosseguimento sobre comandos básicos do VisuAlg, falando sobre declarações de matrizes, atribuições à variáveis, operadores matemáticos, comando "escreva" e comando "leia".

Se você não leu sobre os artigos anteriores clique em um dos links abaixo:

Parte 1 - Ambiente de trabalho

Parte 2 - Comandos básicos

No VisuAlg é possível trabalhar com agregados homogêneos, ou mais conhecido como vetores, ou ainda matrizes. Para declarar um vetor você deve seguir a seguinte sintaxe:

var nomedamatriz : vetor [<nroinicial>..<nrofinal>] de <tipo>

Um vetor são várias alocações de memórias de tipos de dados iguais que armazenam em uma única variável. Na ilustração abaixo veja a diferença quando se usa uma variável comum e um vetor.

Complicado? É simples. Quando você declara uma variável comum é reservado uma parte da memória do computador, no exemplo declarei uma variável chamado "nome" do tipo "caractere", ou seja, o conteúdo dessa região da memória é destinada armazenar dados que sejam letras, números e símbolos. Quando declarei o vetor "nome" do tipo caractere com "n" elementos significa que aquela variável "nome" vai ter "n" divisões que irão alocar letras, números e símbolos.

Imagine você precisar armazenar na memória, por exemplo, 5 nomes de pessoas, a questão é: quantas variáveis seriam necessárias para armazenar cada nome? Você poderia usar 5 variáveis ou apenas 1 variável usando um vetor. Exemplo:

// criando 5 variáveis para armazenar 5 nomes

var nome1, nome2, nome3 , nome4 , nome5 : caractere

Ou melhor:

// criando um vetor para armazenar 5 nomes

var nome : vetor [1..5] de caractere

Entendeu agora o propósito do vetor? Você pode armazenar qualquer tipo de dado em um vetor, desde que declare. No VisuAlg existe o limite de até 500 elementos em um vetor. Outros exemplos usando vetores:

// cria um vetor "idade" que irá armazenar 4 idades

var idade : vetor [1..4] de inteiro

// cria um vetor bidimensional de 4 por 4

var precos : vetor [1..4,1..4] de real

Agora vamos aprender jogar valores para dentro das variáveis, ou tecnicamente como atribuir valores para uma variável. A regra é simples:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com