TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Empresarial

Exames: Visão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA

FAVI

LEONARDO MARTINS DE SOUZA

ROBSON SANTANA

ÉLIDA FARIAS DE ARAÚJO

TATIANE SILVA COSTA

JOAQUIM JUNIOR

RAFAEL JANTORNO DA SILVA

ARTIGO

OS CLIENTES COMO INICIO E FIM DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE O NASCIMENTO E ASCENSÃO DO GRUPO ARMINI SOARES

TURMA – 1º PERÍODO

VITÓRIA

2013

LEONARDO MARTINS DE SOUZA

ROBSON SANTANA

ÉLIDA FARIAS DE ARAÚJO

TATIANE SILVA COSTA

JOAQUIM JUNIOR

RAFAEL JANTORNO DA SILVA

ARTIGO

OS CLIENTES COMO INICIO E FIM DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE O NASCIMENTO E ASCENSÃO DO GRUPO ARMINI SOARES

TURMA – 1º PERÍODO

Artigo apresentado à Faculdade FAVI, para Atividades Práticas Supervisionadas - APS, Turma 1º período de graduação em bacharel em administração.

Professora: Maira Inês

VITÓRIA

2013

RESUMO

Pesquisa feita pelos alunos de bacharel em administração para análise do aspecto organizacional do grupo Armini Soares LTDA e seu mercado de atuação e tratamento aos clientes.

ABSTRACT

Research done by the students of bachelor of administration for analysis of the organizational aspect of the group Armini Soares LTDA and its market and customer treatment.

INTRODUÇÃO

2.1 - Perfil da organização

Em dezembro de 1999, o então Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, Gilmar Alves Batista, convivendo com o alto índice de inadimplência no setor bancário e comercial, montou, em Vitória, uma espécie de franquia através de uma grande empresa de cobranças de São Paulo, cujo dono era seu amigo.

Nascia então a Armini Soares Cobrança LTDA, a primeira empresa do grupo, que se formalizou em 2001 e se especializou nos serviços de cobranças bancárias, optando por um setor que remunerava mal, mas que dispunha de um grande volume de serviços e que pagava em dia, possibilitando à empresa um planejamento em médio prazo e oferecendo segurança nos investimentos, já que dependia apenas do prestador de serviços à garantia da continuidade da demanda recebida, e a geração de um faturamento se não expressivo, pelo menos confiável.

Terminada a parceria com a empresa paulista, a Armini continuou sozinha a sua caminhada.

Em 2003 o empresário identificou outra demanda de que o mercado era carente que era o de empresas especializadas na gestão de contratos e administração de condomínios da Caixa Econômica Federal, através do Programa de Arredamento Residencial um segmento novo no mercado e pouco atrativo pela peculiaridade e complexidade dos serviços e, mais uma vez, pela baixa remuneração.

Apostando novamente na segurança foi criada a Armini Soares assessoria ltda, empresa Administradora de Condomínios de Terceiros que se habilitou junto a CAIXA, através de licitação pública, para gerir os seus contratos de arrendamento e seus condomínios no Estado do Espírito Santo.

Atendidas as necessidades do cliente no Espírito Santo, a experiência da empresa foi levada para os estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas e Bahia, através de Filiais implantadas nas capitais dos referidos estados, focando no crescimento do negocio.

Hoje a Armini Soares administra aproximadamente 19.000 (dezenove mil) unidades habitacionais, em cerca de 150 condomínios nessas capitais, nos quais reside algo em torno de 80.000 pessoas.

Por fim, aumentando o portfólio do Grupo Armini Soares e com a inseparável convivência com a Caixa Econômica Federal, onde o empresário convive desde 1976, como empregado até 2001 quando pediu demissão e daí em diante como parceiro, a Armini Soares Assessoria Ltda, foi credenciado pela CAIXA, com registro no Banco Central do Brasil, para operar como seu correspondente bancário negocial especial.

Nessa condição a empresa está apta a prestar assessoria completa a pessoas físicas e jurídicas sobre a linha de financiamentos da CAIXA, especialmente na área habitacional, podendo fazer em suas dependências toda a formalização de operações de financiamentos habitacionais sem que o cliente tenha que ir a agencias do Banco.

No mercado competitivo os principais concorrentes são outros correspondentes da CAIXA como a JF, a RR e a Levone que atuam no mercado como CAIXA Aqui, mas com um diferencial: estamos há mais tempo no mercado e nosso foco é assessoria imobiliária. As outras lojas CAIXA Aqui fazem sempre a mesma coisa no sentido de extrato bancário, depósito, abertura de conta e coisas afins. A Armini se especializou em empréstimos consignados, administração de condomínio, despachante e atendimento diferenciado das outras empresas.

Temos em nossa filosofia a conciliação atendimento/credibilidade, clareza de informação, pois clientes nossos não ficam na dúvida sobre nossos serviços e damos toda assistencial técnica possível para sanar as duvidas possíveis sobre nossos serviços. E caso o cliente não possa vir até nossa loja a Armini Soares Assessoria vai até ele.

Contudo, não visamos só o Bem estar dos nossos clientes, mas também visamos o bem estar dos nossos funcionários com horários flexíveis, ambiente harmonioso, respeito mútuo de ambas as partes tanto do empregado quanto do empregador.

Somos exemplo em reuniões com a CAIXA quando somos chamados para reuniões e treinamentos, pois fomos os primeiros a trabalhar com o sistema da CAIXA e por sermos líder de mercado imobiliário.

Devido à superlotação de processos para aquisição do projeto Minha Casa Minha Vida a CAIXA terceirizou o serviço burocrático para seus correspondentes e foi nessa visão que a Armini Soares se especializou e se tornou modelo no nosso estado e país. Hoje temos filiais nos estados de AL, BA, CE, MA, MG, etc.

O processo todo para aquisição de financiamento imobiliário leva em torno de 30 dias para ficar pronto e temos um sistema para a aprovação no GIRET que é o núcleo da CAIXA responsável pela supervisão e aprovação do financiamento. Antes de se chegar ao GIRET a Armini Soares faz três processos para enviar a proposta, eles são:

Atendimento: é a análise do cliente, o primeiro passo para buscar informações e esclarecimentos para o início do processo.

Conformidade: é a avaliação de risco. Cada processo passa pela avaliação semelhante a qual a CAIXA faz para liberação de crédito imobiliário.

Retaguarda: analisa todo processo desde o início. Dadas a informações sem nenhuma irregularidade, é então passada para a GIRET e a mesma refaz todo o processo desde o início.

Com isso o processo vai sem o risco de voltar por falta de dados ou dados inconsistentes, esse é o diferencial da empresa junto a CAIXA e por isso somos referência no mercado da construção também. Há construtoras que são nossos clientes como correspondentes, como despachante imobiliário e como administradores de condomínio que também atuamos.

É de fato um mercado promissor, mas também sentimos se o mercado não for bem. Caso as construtoras estiverem com dificuldades de vender seus imóveis também sentiremos dificuldades, pois o lucro da nossa empresa está na aprovação do contrato do financiamento imobiliário. É um jogo onde todos ganham e todos perdem se caso o contrato não for aprovado, a Armini não ganha e a construtora também não. É por isso que temos que ser minuciosos na formulação do pedido do financiamento e assim evitando a descredibilidade de nossos serviços junto a CAIXA, pois se muitos de nossos processos começarem a voltar podem levantar suspeitar a índole de seleção da nossa empresa perdendo a credibilidade com a CAIXA e com nossos clientes.

...

Baixar como  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »