TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volokity e seu verdadeiro significado

Tese: Volokity e seu verdadeiro significado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Tese  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho abordaremos o verdadeiro significado da burocracia, onde iremos detalhar o ponto de vista de Max Webber a respeito da Teoria da burocracia e são quais seus atributos na visão de webber. Abordaremos também os modelos de gestão no Brasil e no mundo e a mudança do gestor patrimonialista para o gestor burocrático. Falaremos também, da Teoria do dente de Engrenagem, teoria esta que nos fez relacionar com o princípio da impessoalidade.

A BUROCRACIA E O SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO

Max Weber foi o autor que vivenciou e estudou a burocracia no tempo. Para ele a Burocracia pode ser compreendida como procedimento regulado, previsível e documentado de funções contínuas e específicas de um cargo, segundo regras de competência e de hierarquia, que são exercidas impessoalmente por um técnico profissional, mero detentor dos meios administrativo de produção. As atividades burocráticas são reunidas num conjunto de funções que se distribuem em cargos, permitindo a divisão de trabalho, a especialização funcional e a identificação pontual dos deveres oficiais. Uma vez criado e regulamentado, o cargo tende a continuar existindo independentemente da pessoa que o ocupa, o enfoque recai sobre a função e não sobre as pessoas que a executam. Por meio de um funcionamento previsível, o desempenho do cargo segue as regras gerais e não dá direito aos funcionários de regularem, em cada caso, os assuntos que os envolvem, sendo-lhes permitida apenas a regulamentação abstrata de matérias, de modo a evitar a concessão de favores pessoais que fogem à regra padrão. Weber entende que a autoridade hierárquica para dar as ordens necessárias à execução das tarefas distribui – se de forma estável, segundo normas de competência que estabelecem áreas de jurisdição fixas e oficiais. Enquanto as normas verticais de competência referem-se ao escalonamento hierárquico, as normas horizontais relacionam-se á distribuição dos cargos. Essas regras de competência encontram fundamento de legitimidade na crença dos cidadãos e, principalmente, dos funcionários nos estatutos legais, pois são eles que permitem a moderna previsibilidade e a calculabilidade racional do agir humano.

Além de permitir maior controle dos funcionários, a expansão de racionalidade burocrática possibilita a especialização das funções administrativas, de acordo com considerações exclusivamente objetivas, de forma a beneficiar a superioridade técnica do agir administrativo. A burocracia seria indispensável no mundo moderno, por ser um instrumento propulsor da racionalização nas organizações sociais, concretizando as condições de permanência, estabilidade e previsibilidade.

Assim, a burocracia aqui apresentada é uma maneira de facilitar os serviços administrativos, onde existem regras, hierarquia, determinações e normas a serem cumpridas para que o serviço prestado possa ser eficaz e eficiente.

A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, foi o criador da Sociologia da Burocracia. Ele afirma que o moderno sistema de produção, eminentemente racional e capitalista se originou da “ética protestante”: o trabalho árduo e o ascetismo proporcionando a poupança e reaplicação das rendas excedentes, em vez de seu dispêndio para o consumo.

A Burocracia possui os seguintes atributos

• Caráter legal das normas

• Caráter formal das comunicações

• A impessoalidade no relacionamento

• A divisão do trabalho

• Hierarquização de autoridade

• Rotinas e procedimentos.

• Competência técnica e mérito

• Especialização da administração

• Profissionalização

• Previsibilidade do funcionamento

Modelo de Gestão Pública no Brasil e no mundo

Um exemplo de uma boa gestão pública e aquela com metas bem definidas, composta por gestores profissionais na sua área com uma equipe eficiente. Logo, o gestor público tem de ser ao mesmo tempo capaz e democrático, pois que comprometido com direitos civis e políticos; social-democrático, uma vez responsável pela justiça e pela observância dos direitos sociais e republicanos; e comprometido com o interesse geral, no qual o patrimônio público deve ser regido pelo principio da indisponibilidade do interesse público. Assim, é preciso entender que o interesse do governo deve ser público não deve ter como foco fins particulares dos gestores

O Governo Federal possui implementado desde 2005 o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública –, decorrente da evolução de iniciativas voltadas à missão de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e ao aumento da competitividade do País. O GesPública se caracteriza por possuir uma abrangência nacional e por se direcionar às organizações públicas em geral, sendo aberto a todas as esferas de governo e a todos os poderes.

Dentre as principais realizações do GesPública até o momento destacam-se a constituição de uma rede de pessoas físicas e de instituições comprometidas com a causa da gestão pública, responsável pelo desenvolvimento e pelo compartilhamento de conhecimentos, ferramentas e soluções que auxiliam no cumprimento da missão do Programa.

A principal referência do Programa GesPública é o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), baseado no atendimento.

A gestão internacional teve inicio em meados dos anos de 1970 ganhando importância depois de 1980, passando a dominar toda a literatura e prática da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com