TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WANESSA

Pesquisas Acadêmicas: WANESSA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  390 Visualizações

1ª ACQF

QUESTÃO 01

Quando pensamos em algo que possui uma unidade de sentido e é capaz de transmitir algum tipo de mensagem, ou mesmo uma sensação, a um destinatário, a noção de texto deixa de ser vista como simplesmente o que é dito ou escrito. Refletindo sobre isso, observe a imagem a seguir e, posteriormente, analise as afirmações.

Fonte: figura de Giovanni de Paula Oliveira

I. Dependendo da perspectiva em que é observada, a imagem pode, entre outras coisas, ser percebida como uma pirâmide vista do alto, ou como um túnel que nos levaria a algum lugar, ou ainda um buraco.

II. As cores utilizadas em diferentes tons provocam um efeito visual que torna a imagem incapaz de despertar no espectador qualquer atribuição de sentido.

III. A forma retangular, juntamente com o jogo de cores, além da ausência de qualquer forma de escrita, faz da imagem um painel decorativo, desprovido de sentido e, portanto, sem nenhum significado.

IV. A imagem pode ser considerada um texto, pois é possível atribuir-lhe um sentido. Ela é possuidora de uma unidade de significado, isto é, quem a observar irá buscar sentido, tornando-a inteligível.

Estão corretas as afirmações contidas em:

II, III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II e IV, apenas.

I e IV, apenas.

I e III, apenas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com