TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zaha Hadid

Trabalho Universitário: Zaha Hadid. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  1.125 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

O presente trabalho aborda como temática a vida e obra da Arquiteta Zaha Hadid, onde serão apresentados: a biografia da Arquiteta e duas de suas obras, com explicações e fotografias.

SUMÁRIO

1. Introdução 5

2. Zaha Hadid - Biografia. 6

3. Projetos 7

3.1. Phaeno Science Center 7

3.2. London Aquatics Center 9

3.3. Mediterranean Nuragic Museum and Contemporary Art 11

4. Conclusão 13

5. Referências Bibliográficas 14

1. Introdução

Quem é Zaha Hadid? Arquiteta, formada também em matemática. Responsável por belíssimos projetos como o Phaeno Science Center, London Aquatics Center, Mediterranean Nuragic Museum and Contemporary Art, que serão utilizados como ênfase deste trabalho.

"A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz." - (Le Corbusier)

2. Zaha Hadid - Biografia

Dame Zaha Mohammad Hadid nasceu em Bagdá em 1950, é uma arquiteta iraquiana citada como uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo é uma arquiteta considerada desconstrutivista, renomada e vencedora de competições internacionais, ela é um ícone da arquitetura e do design.

Após se formar em matemática na Universidade Americana de Beirut , passou a estudar na Architectural Association de Londres. Depois de se graduar em arquitetura tornou-se membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA), trabalhando com seu antigo professor, o arquiteto Rem Koolhaas. Na década de 80, também lecionou na Architectural Association, e nessa mesma época começou a trabalhar independentemente abrindo um escritório que hoje tem 250 funcionários.

Zaha Hadid

3. Projetos

3.1 Phaeno Science Center

O Centro de Ciências Phaeno é um centro de ciências interativo em Wolfsburg na Alemanha, concluído em 2005. O Phaeno surgiu de planejamento urbano progressivo pela cidade de Wolfsburg. Em 1998, autoridades da cidade estavam desenvolvendo uma parcela de vagas, terreno público imediatamente adjacente à estação ferroviária de Wolfsburg e ao sul da enorme, então inacabado atração Autostadt da Volkswagen.

Um museu de arte foi planejado para o site, mas o Dr. Wolfgang Guthardt , então diretor da Cidade da Cultura, Esportes e Educação, sabia que tal instituição iria competir com sucesso Museum Kunst do Wolfsburg ( Museu de Arte ) e precisava de outras opções. Guthardt visitou Technorama , um centro de ciência na Suíça e tornou-se convencido de que um centro de ciência em Wolfsburg complementaria tanto Autostadt e o Museu Kunst .

Planejamento preliminar começou em novembro de 1998, e um ano mais tarde, Joe Ansel , consultor e designer norte-americano, foi abordado para lidar com as exposições e outros aspectos operacionais do projeto. Um concurso de design arquitetônico foi realizada em janeiro de 2000 e a arquiteta Zaha Hadid venceu, em conjunto com os engenheiros estruturais, Adams Kara Taylor . Cerca de cinco anos depois, Phaeno abriu ao público em 24 de novembro de 2005, com mais de 250 exposições interativas de Ansel Associates, Inc. tudo fechado em uma estrutura de concreto surpreendente projetado por Zaha Hadid, o seu adjunto alemão, Mayer Bährle arquitetos e Adams Kara Taylor. O projeto arquitetônico tem sido descrito como um "trabalho hipnótico de arquitetura. O tipo de construção que transforma completamente a nossa visão do futuro".

O prédio fica efetivamente sobre palafitas de concreto permitindo aos visitantes a Autostadt para passar sem ter que interferir com o funcionamento do edifício. Phaeno está ligado à Autostadt através de uma ponte de metal acessados por escadas rolantes e escadas de cada lado. A parte inferior do Phaeno é iluminado.

O Phaeno foi incluído em uma lista das 7 maravilhas do Mundo Moderno.

Interior - Phaeno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com