TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁGUA BEM MAIOR

Resenha: ÁGUA BEM MAIOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Água, uma preocupação dos dias atuais.

Escassez de água : Durante milênios a água foi considerada um recurso infinito. Hoje, o

mau uso aliado à crescente demanda, somados ao decréscimo da disponibilidade em todo o planeta, formaram uma equação perigosa, preocupando cientistas e autoridades no mundo inteiro. A escassez também vem sendo provocada pelas mudanças climáticas. Dados divulgados na conferência mundial sobre água realizada em agosto de 2007, em Estocolmo, revelaram que em 2025 a falta de água atingirá 1,8 bilhões de pessoas no mundo e que dois

terços da população serão afetados pela escassez do recurso. Na África, 11 países já não têm água. No Oriente Médio são nove. A situação também é crítica no México, Hungria, Índia, China, Tailândia e Estados Unidos. A escassez de água poderá provocar conflitos no mundo, especialmente porque o estoque disponível tem caído de modo preocupante nos últimos 50 anos — devido à expansão da agricultura, da indústria e da poluição —, enquanto que a população mundial triplicou nos últimos 100 anos e o consumo aumentou seis vezes.

Ciclo da água ameaçado: O aquecimento global já alterou de maneira dramática o ciclo da

água, o que torna necessário um novo modelo de infra-estrutura para garantir as futuras demandas da população, afirmaram hidrologistas e climatologistas à revista "Science“. Outro fator destacado pelos cientistas é a diminuição do volume de gelo e de neve, o que reduz as reservas de água doce. Nas regiões costeiras, o aumento do nível dos oceanos, causado pelo derretimento do gelo do Ártico e da Antártida, representa um risco de contaminação das reservas de água doce por água salgada, segundo os hidrologistas.

...

Baixar como  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »