TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Área de livre Comércio das Américas (ALCA)

Seminário: Área de livre Comércio das Américas (ALCA). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Seminário  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 4

Área de livre Comércio das Américas (ALCA)

É uma organização criada pelos norte americanos,que prevê a isenção das tarifas alfandegarias para os países associados,a alca nasceu de uma improvisação diplomática, ela foi elaborada por lideres de 34 países da América do sul,central,norte e do caribe e com 33 outros países americanos, o Brasil vem participando desde dezembro de 1994 de entendimentos sobre a eventual formação de uma Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Na cúpula das Américas de Miami, decidiu-se formar até 2005 uma zona de livre comércio que evolveria os países do Hemisfério Ocidental, exceto Cuba. A alca agruparia todos os países da América,isto é todos com exceção cuba.

Países como México, Canadá e Estados Unidos já participam do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA). A proposta é representar a integração econômica das Américas o nome do processo de expansão do NAFTA a todos os países do Hemisfério Ocidental, exceto Cuba.

A população da ALCA estima-se uma quantidade de 850 milhões de pessoas e um(PIB)produto interno bruto de 12 trilhões de dólares,consequência disto poderia aumentaria o aumento da produção brasileira e a criação de empregos. A alca será um dos maiores blocos econômicos do mundo,na América do norte já em funcionamento com o bloco econômico NAFTA(Estados unidos,Canada e México)e na América do Sul,países do Mercosul(Argentina,Uruguai e Paraguai) a ALCA seria poderia ser a maior zona de livre comércio do mundo,tudo se os países entrassem em acordos comerciais que atingiriam todos os aspectos da vida dos cidadãos das Américas.

Os 34 países que fazem parte dos projetos da Área de Livre Comércio das Américas são: Brasil, Chile, Argentina, Equador, Venezuela, Colômbia, Uruguai, Antígua e Barbuda, Trinidad e Tobago, Bahamas, México, Panamá, Suriname, Guiné, Peru, Bolívia, Honduras, Belize, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Granada, Barbados, Estados Unidos, Canadá, Jamaica, Haiti, Costa Rica, Dominica, República Dominicana, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Paraguai.

Conflito Alca e Mercosul

Bibliografia:

BRASIL,Ftaa-Alca.org.Area de livre comércio das américas(ALCA).Disponível em:http://www.ftaa-alca.org/.Consulta em 23/04/2013.

Conflito Alca e Mercosul

Na conferencia de maio de 1997, Foi realizado uma reunião em belo horizonte. A reunião se tornou importante, porque os norte americanos achavam que o MERCOSUL prejudicava a formação da ALCA e queriam que o inicio da redução das tarifas fosse bem rápido e não em 2005 como estava previsto em MIAMI.

Essa antecipação seria prejudicial para o Mercosul e particularmente para o brasil, porque não estaria preparado para colocar os produtos norte americanos sem tarifas, ou com tarifas baixas, no Mercosul. Em face, o brasil ponderou que não poderíamos diminuir tarifas, porque os produtos brasileiros eram altamente tributados nos estados unidos. Alguns Exemplos:

Tecidos e roupas

Calçados

Chapas de Aço

Tubos de Aço

Frutas Brasileiras

Suco de laranja.

A proposta da ALCA é a integração econômica e comercial da Américas.e os objetivos gerais da ALCA é de conseguir controlar o comércio da américa latina e caribe e melhorar as as vantagens das empresas de importação com as de exportação dos Estados unidos que já se tem sobre as empresas de outros continentes.

O Brasil se mostrou responsável ao assumir que não está capacitado para entrar neste mercado, colhendo os frutos merecidos.

Principais objetivos da ALCA:

- Eliminar gradualmente as barreiras alfandegárias para grande parte dos itens comerciais entre os países membros Esta seria uma forma de aumentar e dinamizar as relações comerciais entre estes países;

- Formação de uma área de livre comércio composta pelos países membros;

- Estabelecimento de regras globais sobre patentes, direitos autorais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com