TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL

Projeto de pesquisa: ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 7

ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL

Nome da Disciplina: Ética na Gestão Empresarial

São Paulo

2011

Ética

A palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” . Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

O que é um código de ética?

O Código de ética é um instrumento que busca a realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage. É da máxima importância que seu conteúdo seja refletido nas atitudes das pessoas a que se dirige e encontre respaldo na alta administração da empresa, que tanto quanto o último empregado contratado tem a responsabilidade de vivenciá-lo.

Ou seja podemos afirmar que o código de ética é um documento que presta total respaldo(s.m. Ação ou efeito de respaldar.) aos funcionários, desde que tudo que seja realizado dentro da empresa seja de acordo com as normas do código de ética o funcionário terá instrumento para saber agir, falar e saber direcionar sua atitudes.

O que faz um o comitê de ética nas organizações?

É o fórum de reflexão próprio a propostas, discussões, avaliações, promoções e acompanhamento da conduta e ações ética na empresa.

Ou seja o comitê é responsável em informar aos funcionários da empresa sobre o código de ética que a mesma possui, e assim fazer com que todos os funcionários tenham informações suficientes para se manter dentro do código da mesma, evitando decepções, descrença e desmoralização da empresa, por falta de informações, todo esse processo pode ser feito através de palestras, seminários, painéis de debates, convenções entre outros. E os representantes deste comitê podem ser presidentes, diretores ou até mesmo funcionários que ocupam cargos de liderança.

06

Quais são os prejuízos mercadológicos, assumidos pelas empresas quando não aplicamparâmetros éticos em suas negociações?

Podemos dizer que quando uma instituição não segue seus princípios éticos acaba fazendo com que os seus funcionários possam partir do mesmo principio, uma empresa tem um nome a zelar e a ética é fundamental, afinal clientes prezam muito o modo como as empresas se portam. Não é necessário deixar de inovar, desenvolver, criar, e inventar mesmo porque o mercado exige muito isso, a empresa que não inova perde para sua concorrente, porém aquela que inova e acaba deixando seus princípios para trás, com certeza perderá muito mais seus clientes afinal o portfólio da empresa estará com ela em qualquer lugar, e o prejuízo com certeza virá, o bom administrador tem que se encarregar de sempre manter a ordem e a decência na sua empresa.

O que é ética?

É conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem ou do mal.

Conceitos de Ética?

Seu enfoque é o estudo atual do mundo (observa o que existe e constrói a teoria explicativa)

A norma ética é puramente convencional, mutável, subjetiva, logo existem várias normas aplicáveis (para uma mesma situação).

Não existem valores universais, objetivos, mas estes são convencionais, condicionados ao tempo e espaço.

Não existem valores a priori, eles são criados conforme seja necessário ou oportuno.

Objetivos da empresa ou profissão ao implantar a democratizar o código de ética para todos os envolvidos na organização.

Ética; constituição de valores são princípios básicos para que uma organização ou profissão possa agir dentro dos parâmetros aprovados pela sociedade, assim evitando pagar por preceitos e atitudes fora da ética profissional. O interesse e objetivo da empresa é sim trabalhar em um ambiente saudável para que todos os funcionários possam saber os seus direitos e deveres dentro da organização.

05

Pesquisa apresentada ao curso de tecnologia de recursos humanos do centro universitário anhanguera São Paulo com vistas à obtenção do título de tecnólogo em gestão de Recursos Humanos sob a orientação do Prof. Osmar.

EPÍGRAFE

“Chamamos de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de Caráter”

(Wilde, Oscar 1854 – 1900)

04

AGRADECIMENTOS

A nossos pais por nos promover a oportunidade de adquirir a cada dia mais conhecimentos,

Aos nossos colegas de sala por nos ajudarem quando necessário,

As recepcionistas da biblioteca que nos ajudarão com livros e artigos,

E todos aquelas pessoas que por sua vez fizeram com que conseguíssemos concluir este trabalho.

02

DEDICATÓRIA

A cada membro do grupo por desprender de seu tempo, conhecimento e paciência para conclusão desta pesquisa.

Ao professor pois nos ajudou com informações e paciência.

03

INTRODUÇÃO

Quando falamos em ética, logo pensamos em respeito, bondade, deveres, direitos, enfim, uma série de “obrigações” que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com