TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Empresarial

Dissertações: Ética Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 11

Anhangüera – Tecnologia em Logística

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Uberlândia - MG

Junho/2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 03

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”....................05

a. SINOPSE DO FILME....................................................................................05

b. ANÁLISE DAS CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO..................................................06

3. CONCLUSÃO.............................................................................................................07

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................08

1. Introdução:

A ética é um conceito que se aplicam as atitudes ou ações de um individuo ou grupo social que difere o que é certo ou errado fundamentado em costumes, mandamentos culturais, ou religiosos. O significado de ética é de fácil entendimento, mas exemplos demonstram mais claramente seu papel na sociedade:

-Encontrar algum dinheiro, ou outro objeto de valor ou estima, e procurar o dono para devolver, é ético.

-Falar reservadamente sobre um assunto particular é ético.

-Dar lugar no ônibus a uma grávida que está de pé, é ético.

-Fazer fofoca é antiético.

-Chamar a atenção de alguém em tom áspero na frente de estranhos é antiético.

-Levar materiais de escritório do trabalho para casa é antiético.

-Adulterar combustível é antiético.

O homem tem por natureza necessidade vital de compor um grupo social. Um homem não poderia nascer sozinho, aprender sozinho, não pode motivar-se, não tem objetivos, etc.

Para que o homem viva em sociedade aplicam-se leis, costumes e cultura para que todos tenham seu espaço e nenhum ultrapasse os limites e sobreponha a liberdade ou direitos dos outros.

A ética precisa ser ensinada e refletida a cada indivíduo desde a sua infância, para que tenha ciência do certo e do errado como meio de preparar para a cidadania, e enriquecer a qualidade dos componentes sociais.

A falta de ética banaliza erros e faz com que a pessoa não se importe ou reflita sobre o que é certo ou errado, ocasionando um desrespeito as leis sociais, deveres e posteriormente burlando o direito de alguém. Funciona da seguinte forma:

-Indivíduo sem ética, funcionário de uma empresa, recebe presentes de fornecedores e em troca acaba cedendo benefícios a eles.

-Indivíduo sem ética, leva para casa um rolo de fita adesiva e posteriormente, depois do êxito inicial, uma peça de roupa do estoque. Passando a furtos maiores.

E sendo assim, em qualquer ambiente, o homem se vê sempre a prezar pela ética e se considerar como tal, como um eixo fundamental para que nós seres humanos convivamos em uma sociedade harmônica e em paz perante seus pares e em sociedade, seguindo para tal os parâmetros voltados para o dever de agir procurando sempre o bem comum entre os seres humanos, sendo que a virtude ética diz respeito ao caráter. Assim, à medida que cresce o hábito de praticar boas ações, o caráter da pessoa torna-se mais enriquecido, e ela, mais virtuosa, e nisso não se foge a regra nas grandes corporações administrativas; Embora não tivesse se referido às organizações, Aristóteles elencou inúmeras virtudes muito importantes para o administrador: prudência, justiça, moderação, liberalidade, ambição, sabedoria, amizade.

Nas grandes organizações, a grande competitividade coloca as pessoas em batalhas sem fim, disputando fatias de mercado, disputando posições de destaque dentro das empresas e fora delas. Na busca desenfreada pelo reconhecimento, manutenção do "status", prestígio, lucratividade e poder, muitas das vezes, a ética é deixada de lado. É a guerra da sobrevivência patrocinada pelo mercado.

Agir de forma proativa em prol dos interesses organizacionais, priorizá-los em detrimento das questões individuais e ao mesmo tempo ser honesto, respeitar os clientes, a concorrência, ser cumpridor das leis e saber valorizar as pessoas são palavras de ordem nos códigos de ética das organizações.

Mesmo sabendo que a reflexão ética se apropria dos valores morais considerados bons, no sentido de uma ciência do comportamento moral do homem em sociedade, admitimos que a dificuldade de se pensar a ética no mundo dos negócios está no fato de que o mundo da administração em organizações econômicas e complexas, muitas vezes exige posturas do administrador que possam dar conta de enfrentar os desafios colocados por uma ação pautada na “ética convencional”, e de uma ação pautada nas exigências do mundo dos negócios, ou uma “ética dos negócios”.

E no mercado competitivo e seletivo em que estamos vivendo somente os bons administradores que agem com ética terá espaço no mundo dos negócios e terá retorno certo num mundo globalizado da atualidade.

2.a Sinopse do filme ”Amor sem Escala”:

O filme “Amor Sem Escala”, produzido entre 2009 a 2010, dirigido por Jason

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com