TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Empresarial

Ensaios: Ética Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

1. Ética Empresarial

Dentre as razoes que têm impulsionado a ética no ambiente empresarial destacam-se os altos custos de escandalosos nas empresas, acarretando perda de confiança na reputação, multas elevadas, desmotivação dos empregados, entre outros. Dentro deste contexto, podemos citar algumas razoes para o “surgimento” da ética empresarial, como: urgência em recuperar a confiança na empresa; necessidade de tomar decisões à longo prazo

Devido à necessidade de fundamentar a ética empresarial, surge a introdução dos chamados “Códigos de Ética Empresarial”, que oferece as seguintes vantagens:

“Ajudar a difundir os elementos da cultura organizacional, melhora a reputação da empresa, oferece proteção e defesa contra processos judiciais, melhora o desempenho da empresa, melhora o comportamento dos subordinados (honestidade e fidelidade), cria um clima de trabalho integral e de perfeição,criar estratégias para evitar erros em matéria de ética, assimilar as mudanças da organização, estimular comportamentos positivos, ajudar a satisfazer a necessidade do investidor, ajudar a proteger os dirigentes de seus subordinados e vice-versa.” (MERCIER, 2004 p. 98).

Ao analisarmos a ética no contexto empresarial precisamos inicialmente compreender sua dimensão nas empresas e a relação com a moral da empresa e do ser humano:

“A ética dos negócios é o estudo da forma pela qual normas morais, pessoais se aplicam à atividade e aos objetivos da empresa comercial. Não se trata de um padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria seus problemas próprios e exclusivos a pessoa moral que atua como um gerente desse sistema.” (NASH,1993 p. 93, apud BOWDITCH).

Outro problema relacionado à ética nas organizações é o excesso de burocracia, ocasionando insatisfação dos clientes. Dentro do cenário brasileiro está se formulando uma nova forma de trabalho, nela a ética é considerada como grande interesse empresarial e fator de competitividade, atraindo maior confiabilidade e consistência.

Neste contexto, os valores mais importantes são: o talento, a inteligências, o relacionamento e a marca. Onde a responsabilidade social tem papel predominante, com relação a esses valores. O relacionamento com a comunidade, deve seguir padrões éticos, no sentido de estimular o compromisso social das empresas.

Diante desses fatos a ética é considerada a Alma do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com