TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Empresarial

Artigos Científicos: Ética Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 3

Questões:

1. As afirmações e movimento iniciado pela Prof.ª Maria Cecília Coutinho De Arruda estão corretos? Justifique sua resposta.

Resposta: As afirmações estão corretas, pois estão totalmente ligadas a realidade atual das empresas, que visam o lucro, mas tentam ter alguma responsabilidade social e agir dentro da ética, e o movimento iniciado pela professora Maria Cecília Coutinho De Arruda também está correto, pois está baseado no conceito de Aristóteles que alia a ética aos valores, afirmando que as empresas podem ser éticas e obter lucro, que é correto,pois é o que está sendo visado na atualidade pelas grandes empresas procuram ser éticas para passar uma boa imagem para o mercado e agregar valor para a sociedade, sem esquecer o lucro que é a finalidade dos negócios.

2. Quais os princípios éticos envolvidos? Cite, no mínimo, 3 (três) princípios.

Resposta: Os princípios éticos envolvidos são:

• Respeito por todos os acionistas, todos os públicos que lida direta ou indiretamente.

• Atendimento de qualidade aos clientes.

• Honestidade, pois paga os impostos.

• Assumir compromissos e responsabilidades.

• Lealdade com os concorrentes, com os funcionários.

• Responsabilidade, por meio das virtudes.

• Obrigação moral de contribuir com a sociedade

3. O que é ética empresarial? Justifique com exemplos.

Resposta: A ética empresarial é a parte da ética voltada para as empresas, que se refere ao comportamento ético das empresas, isto é, a forma moralmente correta com que as empresas interagem com o meio em que estão inseridas, portanto se aplica as situações dos negócios da empresa em relação a sua conduta pessoal, política e a cultura ética da empresa. Pode se dizer que uma empresa é ética quando possui uma reputação favorável, como por exemplo, tem remuneração justa, apresenta boa qualidade de seus produtos, agrega valor para a sociedade e cumpre com suas obrigações legais.

4. O que é Ética Pessoal e Profissional? Justifique sua resposta com exemplos.

Resposta: Ética Pessoal, é pensar e agir bem, é uma consciência do dever e capacidade de fazer o bem, com vontade, liberdade e justiça. É ter princípios de fazer o que é correto sempre, se caso a empresa não tenha os princípios éticos condizentes com o do individuo o mesmo deve procurar outra empresa, pois não deve se corromper, colocando sua conduta ética em primeiro lugar.

Ética profissional corresponde ao conjunto de princípios éticos que formam a consciência do profissional e representam indispensáveis ao seu comportamento. O código de ética profissional é o conjunto de normas éticas que devem ser seguidos pelos profissionais no exercício de seu trabalho, cada profissão tem seu código de ética especifico. Como por exemplo, o código ético dos médicos que alia a conduta médica a ser seguida com a ética pessoal do profissional.

5. De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com