TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Empresarial

Artigos Científicos: Ética Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  2.377 Palavras (10 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Ética Profissional

Prof. EAD: Me. Maurício Dias

Tutora a distância: Bruna C. de Sá

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Adriele Catrine Alves – RA: 6790370217 - Tecnologia em Recursos Humanos.

Janete R.L. Pimentel – RA: 6782377749 –Tecnologia em Recursos Humanos.

Natalia Rafaela P. Souza - RA: 1299495746 – Tecnologia em Recursos Humanos.

Rafaela de Santana S – R.A: 6571274253 - Tecnologia em Recursos Humanos.

Simone D.R Fernandes – RA: 6530284929 - Tecnologia em Recursos Humanos.

Campinas /SP

2013

Introdução

O objetivo desse trabalho é refletir sobre a ética, moral e a responsabilidade nas empresas. Ética é um código de princípios e valores morais que governam o comportamento de uma pessoa ou grupo, com respeito ao que é certo ou errado. Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranquilo com a consciência pessoal. Atuar eticamente vai muito além de não roubar ou não fraudar a empresa. A ética nos negócios inclui desde o respeito com que os clientes são tratados ao estilo de gestão do líder da equipe. O fato, porém, é que cada vez mais essa é uma qualidade fundamental para quem se preocupa em ter uma carreira longa, respeitada e sólida. A empresa ética é aquela que busca o lucro, mas não a todo custo, que é economicamente viável, mas não exclusivamente, pois também leva em consideração o social e o meio ambiente em suas atividades, com o foco no longo prazo.

Etapa 1 - Ética profissional em Administração

Independente do setor em que irá atuar o administrador precisa ter os seus valores fundamentados na Ética para exercer a sua função dentro de uma organização, trabalhando de forma íntegra, transparente e responsável.

Os Administradores estão em constante avaliação, pois um bom administrador representa não só a sua imagem, mas também a imagem da empresa em que atua por isso ele possui a obrigação moral e profissional de manter uma boa reputação, servindo de exemplo na organização em que trabalha.

Algumas empresas e profissionais com o interesse de alcançar benefícios ou lucros financeiros em pequeno espaço de tempo deixam de manter a conduta ética e utilizam de meios ilegais e até mesmo injustos para atingir seus objetivos sem se preocupar como seus atos irresponsáveis podem atingir a sociedade.

A falta de ética provoca um impacto totalmente negativo a reputação da empresa o que destrói rapidamente a credibilidade para futuras negociações, pois as empresas não querem vinculada ao seu nome uma organização que usa de meios ilícitos para atingir seus objetivos .

Bons profissionais conseguem fazer negócios de longo prazo, pois eles utilizam da confiança e do comprometimento ético para alcançar suas metas, sem utilizar de meios ilícitos que podem comprometer sua carreira e até mesmo manchar o nome da organização para qual trabalha.

O profissional de administração deve trabalhar com zelo, honestidade, prezando pelo bem da empresa como zelar pelo meio em que convive. Dessa maneira esse profissional consegue ter uma convivência harmônica justa e livre sem ferir o outro ou a sociedade.

O conceito de Aristóteles sobre a ética esclarece que a'' finalidade suprema que governa e justifica a maneira do ser humano conduzir seus atos e sua vida é a felicidade, que não está correlatada com os prazeres, nem implícita nas honrarias recebidas pelo ente agraciado, mas numa vida repleta de posturas e comportamentos virtuosos".

No contexto empresarial a ética pode estar presente até mesmo nas pequenas atitudes, pois é extremamente necessária que o mercado tenha a visão de uma organização com a ética a fim de se firmar uma imagem comprometida com o desenvolvimento da instituição e com os que estão inseridos ao seu redor.

O profissional que valoriza a ética empresarial é aquele que contribui para a boa reputação da organização, para que haja crescimento favorecendo a sociedade, seus fornecedores, clientes, sócios e até mesmo o governo. Ao contrário de empresas que não valorizam a ética, essas estão automaticamente a caminho do fracasso.

A ética na administração é o princípio para desenvolvimento profissional e empresarial.

Etapa 2 - A Ética profissional no filme “Amor sem escalas”.

Definir o quadro de funcionários não é uma tarefa simples de se cumprir, considerando além, das necessidades de cada indivíduo que irá compor o quadro, a diversidade cultural de cada uma das pessoas.

O filme Amor sem escalas que é estrelado pelo ator George Clooney e Anna Kendrick , conta a história de Ryan Bingham, um executivo de uma empresa especialista em demissões ou seja ele tem a função de desligar os colaboradores .

Seu trabalho é tratado como sujo e totalmente sem Ética, pois ele faz as demissões dos colaboradores com frieza e tem a petulância de dizer que perder o emprego pode ter um lado positivo, ou seja abrir novos horizontes .

Novos casos de falta de Ética acontecem quando a empresa resolve contratar a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick ) , pois achou interessante o projeto que ela desenvolveu de um sistema de videoconferência onde as pessoas podem ser demitidas sem que seja necessário sair do escritório, reduzindo assim os gastos da empresa .

Caso esse sistema fosse implementado colocaria em risco o emprego de Ryan, que tenta convencê - la de que é um erro sua implementação, devido a falta de respeito com os colaboradores. Eles começam a viajar juntos e Natalie passa entender o trabalho delicado que é demitir um funcionário, pois as vezes ele fica sem perspectiva futuras para ingressar no mercado de trabalho após trabalhar tantos anos em uma mesma organização .

Ryan ganha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com